Partilha Nossa Página no Facebook Rússia abandona o Tribunal Penal Internacional ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Rússia abandona o Tribunal Penal Internacional


O presidente da Rússia, Vladimir Putin, retirou ontem a adesão da Rússia ao Estatuto de Roma, documento que estabeleceu a criação do Tribunal Penal Internacional. O gesto diplomático ocorreu depois do TPI ter criticado o governo russo pela anexação do território ucraniano da Crimeia, em 2014.
Segundo um relatório do TPI, a anexação era um acto de ocupação. A Rússia, por outro lado, afirma que a Crimeia uniu-se voluntariamente à Rússia após um referendo popular. Observadores internacionais criticaram a votação, que teria sido organizada às pressas.
Além disso, a Rússia estará envolvida nos ataques aéreos à cidade síria de Aleppo, controlada por rebeldes contrários ao presidente Bashar al-Assad, aliado de Putin. Organizações humanitárias pedem a investigação dos bombardeios como crimes de guerra.
A retirada da adesão russa tem, no entanto, poucos valores práticos, já que apesar de ter assinado o acordo, o país jamais ratificou o documento, e não estava sob a sua jurisdição. Os Estados Unidos, a Índia e a China são outras potências que nunca ratificaram o estatuto.
O movimento diplomático aprofunda a crise no TPI, após uma série de países como a África do Sul e Gâmbia, terem decidido abandonar o órgão internacional, a quem acusam de parcialidade por apenas julgar africanos.
RA
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES