Partilha Nossa Página no Facebook Reações dos lideres pela morte de Fidel Castro ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 30 de novembro de 2016

Reações dos lideres pela morte de Fidel Castro

Líderes e ex-governantes de todo o mundo reagiram neste sábado à morte do ex-presidente de cubano Fidel Castro.
Enquanto uns adotaram um tom elogioso, como o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ("morreu ontem o maior de todos os latino-americanos"), outros foram mais críticos, a exemplo do presidente eleito dos Estados Unidos, Donald Trump ("O mundo marca a passagem de um ditador brutal que oprimiu seu próprio povo por quase seis décadas").
Fidel Castro morreu na sexta-feira, aos 90 anos, de causas ainda não reveladas. Foram decretados nove dias de luto nacional.
Confira algumas reações:

Donald TrumpImage copyrightREUTERS
Image captionDonald Trump sobre Fidel Castro: "ditador brutal"

Donald Trump, presidente eleito dos Estados Unidos
"Hoje, o mundo marca o falecimento de um ditador brutal, que oprimiu seu próprio povo durante quase seis décadas. O legado de Fidel Castro é o de pelotões de fuzilamento, roubo, sofrimento inimaginável, pobreza e negação de direitos fundamentais."
"Enquanto Cuba permanece uma ilha totalitária, minha esperança é de que o dia de hoje marque uma saída dos horrores suportados por muito tempo, e em direção a um futuro em que o maravilhoso povo cubano possa finalmente viver a liberdade que tanto merece."
"Dado que as tragédias, mortes e dor causadas por Fidel Castro não podem ser apagadas, nossa gestão vai fazer todo o possível para assegurar que o povo cubano possa finalmente começar sua jornada rumo à prosperidade e liberdade.
Me junto aos muitos cubano-americanos que me apoiaram tão fortemente durante a campanha presidencial, com a esperança de que um dia vejam uma Cuba livre em breve".

Barack ObamaImage copyrightAFP
Image captionObama: "A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular"

Barack Obama, presidente dos Estados Unidos
"Neste momento de falecimento de Fidel Castro, estendemos uma mão de amizade ao povo cubano. Sabemos que esse momento enche os cubanos - em Cuba e nos Estados Unidos - de emoções poderosas, relembrando as incontáveis maneiras com as quais Fidel Castro alterou o curso de suas vidas individuais, de suas famílias, e da nação cubana.
A história vai registrar e julgar o enorme impacto desta figura singular nas pessoas e no mundo ao seu redor".

Papa FranciscoImage copyrightAFP
Image captionFrancisco sobre Fidel Castro: "Querido irmão"

Papa Francisco
"Ao receber a triste notícia do falecimento do seu querido irmão, o excelentíssimo senhor Fidel Alejandro Castro Ruz, ex-presidente do Conselho de Estado e do governo da República de Cuba, expresso os meus sentimentos de pesar.
Ao mesmo tempo, ofereço preces ao Senhor pelo seu descanso e confio a todo o povo cubano a materna intervenção de Nuestra Señora de la Caridad del Cobre, padroeira desse país."

Vladimir PutinImage copyrightAP
Image captionPutin: "sincero e verdadeiro amigo da Rússia"

Vladimir Putin, presidente da Rússia
"Uma Cuba livre e independente, construída por ele e por seus companheiros, se tornou um membro influente da comunidade internacional e serviu como exemplo inspirador para muitos países e povos.
Fidel Castro foi um sincero e verdadeiro amigo da Rússia. Ele deu uma grande contribuição em estabelecer e desenvolver as relações entre Rússia e Cuba, estreita cooperação estratégica em todas as esferas."

Fidel Castro e Mikhail GorbachevImage copyrightAFP
Image captionGorbachev: "Fortaleceu seu país"

Mikhail Gorbachev, ex-líder soviético
"Fidel levantou-se e fortaleceu seu país durante o bloqueio americano mais severo, quando havia uma pressão colossal sobre ele e ainda conseguiu levar seu país a um caminho de desenvolvimento independente.
Nos últimos anos, mesmo quando Fidel Castro não estava formalmente no poder, sua capacidade em fortalecer o país foi imenso."

Michel TemerImage copyrightREUTERS
Image captionTemer: "Um líder de convicções"

Michel Temer, presidente do Brasil
"Fidel Castro foi um líder de convicções. Marcou a segunda metade do século 20 com a defesa firme das ideias em que acreditava."

Lula e Fidel CastroImage copyrightAFP
Image captionLula: "Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos"

Luiz Inácio Lula da Silva, ex-presidente do Brasil
"Morreu ontem o maior de todos os latino-americanos, o comandante em chefe da revolução cubana, meu amigo e companheiro Fidel Castro Ruiz.
Para os povos de nosso continente e os trabalhadores dos países mais pobres, especialmente para os homens e mulheres de minha geração, Fidel foi sempre uma voz de luta e esperança.
Seu espírito combativo e solidário animou sonhos de liberdade, soberania e igualdade. Nos piores momentos, quando ditaduras dominavam as principais nações de nossa região, a bravura de Fidel Castro e o exemplo da revolução cubana inspiravam os que resistiam à tirania."
Sinto sua morte como a perda de um irmão mais velho, de um companheiro insubstituível, do qual jamais me esquecerei. Será eterno seu legado de dignidade e compromisso por um mundo mais justo."

Dilma RousseffImage copyrightEPA
Image captionDilma: "Luto e dor"

Dilma Rousseff, ex-presidente do Brasil
"Sonhadores e militantes progressistas, todos que lutamos por justiça social e por um mundo menos desigual, acordamos tristes neste sábado, 26 de novembro. A morte do comandante Fidel Castro, líder da revolução cubana e uma das mais influentes expressões políticas do século 20, é motivo de luto e dor.
Fidel foi um dos mais importantes políticos contemporâneos e um visionário que acreditou na construção de uma sociedade fraterna e justa, sem fome nem exploração, numa América Latina unida e forte.
Um homem que soube unir ação e pensamento, mobilizando forças populares contra a exploração de seu povo. Foi também um ícone para milhões de jovens em todo o mundo."

François HollandeImage copyrightAP
Image captionHollande: "Uma figura altaneira"

François Hollande, presidente da França
"Fidel Castro foi uma figura altaneira do século 20. Ele incarnou a Revolução Cubana, tanto em suas esperanças quanto em suas subsequentes desilusões.
A França, que condena os abusos aos direitos humanos em Cuba, protestou igualmente contra o embargo dos Estados Unidos contra Cuba, e ficamos felizes de ver os dois países restabelecendo o diálogo e retomando laços."

Boris JohnsonImage copyrightREUTERS
Image captionJohnson: "Figura histórica, porém controversa"

Boris Johnson, chanceler do Reino Unido
"O Reino Unido expressa suas condolências ao governo e ao povo de Cuba, e à família do ex-presidente.
A morte de Fidel Castro marca o fim de uma era para Cuba e o começo de uma nova para o povo cubano. A liderança de Fidel Castro na Revolução Cubana de 1959 o marcou como uma figura histórica, porém controversa.
O Reino Unido continuará a trabalhar com o governo de Cuba em uma ampla gama de prioridades da política externa, incluindo direitos humanos."

Justin TrudeauImage copyrightAFP
Image captionTrudeau: "Serviu seu povo por quase meio século"

Justin Trudeau, primeiro-ministro do Canadá
"Fidel Castro foi um líder maior do que a vida, que serviu seu povo por quase meio século. Um revolucionário e orador fabuloso, Castro promoveu melhorias significativas na educação e na saúde de sua ilha.
Embora uma figura controversa, tanto os apoiadores quanto os detratores de Castro reconheceram sua dedicação e seu amor tremendos pelo povo cubano, que tinha um afeto duradouro e profundo pelo 'comandante'."

Xi JinpingImage copyrightEPA
Image captionJinping: "Fez contribuições históricais imortais para o desenvolvimento do socialismo"

Xi Jinping, presidente da China
"Fidel Castro fez contribuições históricais imortais para o desenvolvimento do socialismo ao redor do mundo. Com sua morte, o povo chinês perdeu um companheiro próximo e um amigo sincero.
Sua imagem gloriosa e suas grandes realizações vão ficar registradas na história para sempre."

Raúl Castro, Fidel Castro e Nicolás MaduroImage copyrightAFP
Image captionMaduro: "Exemplo de luta"

Nicolás Maduro, presidente da Venezuela
"Sessenta anos depois do Granma (nome do iate que levou Fidel Castro e outros 81 revolucionários a Cuba para dar início à Revolução Cubana) ter partido do México, Fidel parte rumo à imortalidade daqueles que lutaram durante todas as suas vidas. Até a vitória, sempre."
"Vamos continuar vencendo e lutando. Fidel Castro é um exemplo da luta para todas as pessoas do mundo. Levaremos adiante seu legado."

Enrique Peña NietoImage copyrightAP
Image captionPeña Nieto: "Um amigo do México"

Enrique Peña Nieto, presidente do México
"Fidel Castro foi um amigo do México, promotor de uma relação bilateral baseada no respeito, diálogo e solidariedade."

Evo Morales e Fidel CastroImage copyrightEPA
Image captionEvo: "Lutou pela integração das pessoas"

Evo Morales, presidente da Bolívia
"Fidel Castro nos deixou um legado de ter lutado pela integração das pessoas no mundo. A partida do comandante realmente dói."

Rafael CorreaImage copyrightEPA
Image captionCorrea: "Um grande"

Rafael Correa, presidente do Equador
"Um grande nos deixou. Fidel morreu. Vida longa a Cuba! Vida longa à América Latina".

Juan Manuel SantosImage copyrightAFP
Image captionSantos: "Reconheceu que a luta armada não era o caminho"

Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia
"Lamentamos a morte de Fidel Castro. Estamos ao lado de seu irmão Raúl e de sua família neste momento. Nossa solidariedade com o povo cubano.
Fidel Castro reconheceu no fim de seus dias que a luta armada não era o caminho. Contribuiu, assim, para pôr fim ao conflito colombiano."

Jacob ZumaImage copyrightREUTERS
Image captionZuma: "Se identificou com nossa luta contra o apartheid"

Jacob Zuma, presidente da África do Sul
"O presidente Castro se identificou com nossa luta contra o apartheid. Ele inspirou o povo cubano a aderir à nossa luta contra o apartheid."

Narenda ModiImage copyrightREUTERS
Image captionModi: "Grande amigo"

Narendra Modi, primeiro-ministro da Índia
Fidel Castro foi uma das mais icônicas personalidades do século 20. A Índia lamenta a perda desse grande amigo.
Estendo minhas mais profundas condolências ao governo e ao povo de Cuba pela triste morte de Fidel Castro. Que sua alma descanse em paz."

Bashar al-Assad e Fidel CastroImage copyrightAFP
Image captionAssad: "Um farol de libertação"

Bashar al-Assad, presidente da Síria
"Cuba, nossa amiga, conseguiu, sob sua liderança, suportar as mais fortes sanções e campanhas opressivas testemunhadas na história recente, tornando-se um farol de libertação para o povo da América Latina, e as pessoas do mundo inteiro.
O nome de Fidel Castro vai viver para sempre nas mentes das gerações e vai inspirar aqueles que aspiraram às verdadeiras independência e liberação do jugo do colonialismo e da hegemonia."

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES