Partilha Nossa Página no Facebook FLEC DE Cabinda acusa Portugal ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 10 de novembro de 2016

FLEC DE Cabinda acusa Portugal


No 41º aniversário da (in)dependência angolana, a direcção político-militar da FLEC-FAC exige ao governo português justiça para Cabinda!

“E ste é um dia de luto, mas também de luta. Este é um dia em que os cabindas são presos, sempre pelas mesmas razões crimes e actos contra a segurança do Estado, angolano. Todos em Cabinda estão à mercê do poder, sem real protecção jurídica, os activistas de Direitos Humanos, os advogados, os membros da Igreja Católica, as ONG, os populares”, diz a FLEC-FAC.

A FLEC diz que “o 11 de Novembro serve para nos lembrar que o governo de Angola não vai extinguir as nossas consciências, porque como cidadãos de Cabinda, podemos e devemos continuar a resistir à criação de um ambiente de terror entre a população”.

Em comunicado alusivo ao dia de Independência de Angola, a FLEC-FAC escreve:

“Este 11 de Novembro é dia para condenar a exploração ilegal dos recursos naturais de Cabinda em benefício de Angola e considerarmos que somos vítimas de um entendimento internacional que conta com a cumplicidade das empresas petrolíferas a operar em Cabinda.

O 11 de Novembro é o dia em que lançamos também um apelo aos EUA e à UE para que intervenham contra as perseguições e detenções arbitrárias de activistas da sociedade civil em Cabinda, assim como condenar a comunidade internacional pelo seu silêncio face às constantes violações dos Direitos Humanos perpetradas por Angola no território.

Este 11 de Novembro é o dia para lembrar o apoio que recebemos das ONG locais, das internacionais e das angolanas que tentam a pacificação política de Cabinda. Em 11 de Novembro de 1975, data da Independência nominal da República Popular de Angola do MPLA, os Acordos de Alvor já não estavam em vigor e é preciso lembrar que Portugal não reconheceu a Independência de Angola, quer em Luanda quer no Huambo. As autoridades portuguesas abandonaram Luanda e não reconheceram nem o MPLA, nem a FNLA, nem a UNITA como governo legítimo. Não houve passagem de Poder. Assim, poucos meses após a assinatura, os Acordos de Alvor foram declarados caducos pelo Presidente português, Costa Gomes.

O 11 de Novembro é o dia para dizer ao actual governo português que faça o que tem a fazer, readquirir a iniciativa do processo político juntamente com a ONU, o mais depressa possível; organizem um referendo no território para o povo de Cabinda se pronunciar. Até lá, as autoridades portuguesas devem reconhecer a nacionalidade portuguesa dos Cabindas, porque esta lhes foi retirada, de forma unilateral, violenta e sem qualquer respeito pelos Direitos Humanos. O Direito à nacionalidade é um Direito fundamental.

O governo português deve reassumir a plena administração de Cabinda e preparar as condições para um referendo sobre a solução a tomar para o futuro político do país, já que os Cabindas nunca deixaram de ser portugueses, antes lhes foi roubada a nacionalidade. Assim, os Cabindas também devem ter direito aos seus passaportes portugueses.

Neste dia 11 de Novembro devemos relembrar o Tratado de Simulambuco, assinado a 1 de Fevereiro de 1885, e que serviu para Portugal defender na Conferência de Berlim, os seus direitos sobre Cabinda, território que era pretendido pela França, Reino Unido e Bélgica. O documento, assinado pelos príncipes e governadores de Cabinda, colocava o território sob o protectorado de Portugal, tornando os seus habitantes súbditos da coroa portuguesa.

Portugal é à luz do Direito Internacional a potência administrante de Cabinda. No caso de Cabinda, o ordenamento constitucional português, que durou até 1976, nunca impediu a afirmação reiterada da identidade específica de Cabinda, nem a especificidade do título que uniu Cabinda à coroa de Portugal, o anualmente festejado Tratado de Simulambuco.

O 11 de Novembro é dia também para salientar e agradecer à Igreja Católica a determinação com que se bate pela situação dos Direitos Humanos e da auto-determinaçao do país, pela protecção dos oprimidos, dos que não têm voz e que precisam de auxílio.

O 11 de Novembro deve servir para recordarmos os nossos heróis e os Prisioneiros de Consciência, como considera a Amnistia Internacional; devemos denunciar o aumento da repressão em Cabinda, não obstante a redução da intensidade dos combates que opõem as Forças Armadas de Cabinda (FAC) ao governo angolano. Continuamos a assistir a vários assassinatos, prisões arbitrárias e restrição do direito de manifestação.

Segundo a HRWatch, apesar de o Governo angolano dizer repetidamente que o conflito armado com a FLEC-FAC terminou, «continua a manter forte presença militar na região, a mais rica em petróleo». Cabinda não é Angola. Vamos continuar a luta até nos libertarmos do governo de Angola. Cabinda não é Angola, nem nunca foi! Cabinda para os Cabindas, os Cabindas merecem respeito. Os Cabindas querem optar por ser quem são.”

F8

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES