Partilha Nossa Página no Facebook Luanda prepara campanha de vacinação contra a raiva ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 6 de janeiro de 2017

Luanda prepara campanha de vacinação contra a raiva




A província de Luanda realiza, no dia 20 deste mês, uma campanha anti-rábica animal, durante a qual se prevê vacinar 300 mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos.


A campanha vai decorrer até ao dia três de Fevereiro, disse ontem à Angop o director municipal de Cacuaco da Agricultura, Pecuária e Pescas, que informou ter a raiva causado a morte a 113 pessoas, desde Janeiro a Novembro do ano passado.


José Castro salientou que, entre os óbitos, estão 24 registados no município de Cacuaco, onde morreram mais crianças por raiva. 

O responsável alertou para os riscos que as crianças correm quando brincam com cães desconhecidos e pediu aos donos que coloquem coleiras aos seus animais de estimação. 
A província de Luanda preparou 340 mil doses para a campanha de vacinação animal, devendo o município de Cacuaco dispor de 36 equipas, que vão ser integradas por 136 brigadistas. Cacuaco prevê vacinar 32 mil animais.

A raiva  é uma doença infecciosa, que afecta os mamíferos e é causada por um vírus que  se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga.  Por ocorrer em animais e também afectar o ser humano, é considerada uma zoonose.

A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contacto da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões. 

A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Já em zonas silvestres, dá-se principalmente por lobos, raposas e morcegos hematófagos.

Mesmo sendo controlada nos animais domésticos em várias partes do mundo, a saúde pública suporta uma grande despesa para o seu controlo e vigilância, mesmo nos locais onde é considerada erradicada ou sob controlo, já que é uma doença fatal em todos os casos que evoluem para a manifestação dos sintomas.

Tag: Vacina contra a raiva, animais de angola.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES