Partilha Nossa Página no Facebook Israel Suspende Relação com Angola ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Israel Suspende Relação com Angola



Decisão é uma reposta aos países que aprovaram a resolução da ONU contra a construção de colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém.

O primeiro-ministro israelita, Benjamin Netanyahu, proibiu os seus ministros de viajarem, ou reunirem com governantes dos 12 países que votaram a favor da resolução contra a construção de colonatos israelitas na Cisjordânia e Jerusalém, revela o jornal espanhol El País.
A lista de 12 países inclui Angola.
A decisão de Benjamin Netanyahu, anunciada por um porta-voz diplomata de Israel, é uma retaliação à votação de sexta-feira do Conselho de Segurança das Nações Unidas, aprovada por 14 votos e nenhum contra. Os Estados Unidos, com poder de veto, abstiveram-se.
Além de Angola, a suspensão estende-se a Rússia, França, Espanha, Reino Unidos, China, Japão, Egipto, Uruguai, Ucrânia, Senegal e Nova Zelândia. Malásia e Venezuela, que também promoveram a resolução, não mantêm relações com Israel.
Além disso, Israel irá repensar as suas relações com a ONU, acrescenta o The Guardian. Para já, isto implica um corte no financiamento a cinco instituições da ONU que são “especialmente hostis a Israel”, disse Netanyahu no sábado.


O chefe do governo israelense, Benjamin Netanyahu, declarou que a administração do presidente Obama é responsável pela resolução aprovada no Conselho de Segurança da ONU.

Na resolução, o Conselho de Segurança da ONU condenou a construção de assentimentos e exigiu pará-la. Netanyahu destacou que os americanos não usaram o seu direito de veto, apesar dos pedidos das autoridades israelenses.

"Durante décadas os governos norte-americanos e israelenses tiveram divergências sobre o assunto dos assentamentos. Entretanto sempre estivemos de acordo de que o Conselho de Segurança não é lugar para resolver este assunto. Sabíamos que este órgão apenas dificultará o processo de negociações e afastará o momento da reconciliação entre as partes", acrescentou premiê de Israel.

Ele citou a sua conversa com John Kerry que disse que "os amigos não resolvem seus problemas no Conselho de Segurança". Na última sexta-feira (23) o Conselho de Segurança adotou uma resolução exigindo a interrupção "completa e imediata" da construção de assentamentos em territórios palestinos. Segundo Netanyahu, a votação no Conselho de Segurança da ONU foi "vergonhosa". Parceiros históricos de Israel, os Estados Unidos surpreenderam a comunidade internacional ao não utilizar o direito de veto na votação do projeto, que passou com 14 votos a favor e uma abstenção.

Tag: Israel corta relação com angola, angola israel corta amizade com angola, Israel Angola.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES