Partilha Nossa Página no Facebook Defesa diz que julgamento do atentado ao presidente é político e visa atingir UNITA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 27 de dezembro de 2016

Defesa diz que julgamento do atentado ao presidente é político e visa atingir UNITA



A defesa do julgamento dos 37 cidadãos acusados de associação de malfeitores e tentativa de atentado contra o presidente considerou o caso como um processo político que visa “infernizar” a direcção da UNITA.
“A minha convicção é que este processo é político pelo facto de a maioria dos integrantes da dita manifestação serem militares das ex-FALA [antigo braço armado da UNITA] e viu-se a oportunidade de quererem infernizar a direcção da UNITA quanto a este pressuposto da manifestação”, afirmou Sebastião Assurreira.
O advogado falava à Lusa sobre o balanço das primeiras três semanas de julgamento deste processo, sessões que cumprem agora uma pausa do período festivo e que devem retomar a 27 de Dezembro.
“Logo no primeiro interrogatório os réus David Essanju, Raimundo Chiquete, Armando Segunda, Pedro Camabala, Celestino Ferreira, Xavier Fernando foram submetidos a sessões de tortura 14 horas diárias, durante uma semana. Para que eles dissessem que quem orientou tudo isso foi o presidente da UNITA e o camarada Numa” acrescentou o advogado.
Terá sido em consequência dessas “sessões de tortura”, afirmou ainda, “que grande parte dos acusados ficou adoentada”, aguardando ainda pelo relatório dos Serviços Penitenciários sobre a condição do réu Rafael Tchiama que “aparenta ter problemas psíquicos”.
“Infelizmente até hoje não houve da parte da direcção dos Serviços Penitenciários este dever e obrigação de remeter o Rafael Tchiama a exames psíquicos e cada dia que passa a sua condição está-se a degradar, numa clara violação dos direitos fundamentais”, contestou.
O julgamento teve início a 2 de Dezembro na sala dos crimes comuns do Tribunal Provincial de Luanda, com a acusação promovida pelo Ministério Público a sustentar que o grupo de acusados “era bastante organizado militarmente e que recrutava os ex-militares das FALA com o objectivo de atentarem contra o Presidente da República, José Eduardo dos Santos, e tomarem o poder a força com recurso a armas de fogo, catanas e ainda de métodos feiticistas”.
São na sua maioria militares desmobilizados das Forças Armadas de Libertação de Angola (FALA), braço militar da UNITA, durante a guerra civil, que terminou em 2002, e estão a ser acusados de associação de malfeitores, posse ilegal de armas e atentado contra o Presidente da República, na forma frustrada, previsto para a madrugada de 31 de Janeiro de 2016.
Acusações que são refutadas pela defesa, que refere que a única mobilização que os acusados fizeram foi para uma manifestação pacífica para reclamar a não-inserção na Caixa Social das FAA, “e não atentar contra o presidente da república”.
A polícia apreendeu igualmente na posse dos acusados armas de fogo e catanas.
Em três semanas de audições o Tribunal Provincial de Luanda já ouviu 15 dos 35 cidadãos detidos, sendo que dois estão a ser julgados à revelia por se encontrarem em parte incerta.

Tag: Julgamento dos 35 acusados de tentar golpe ao presidente angllano jose eduardo dos santos
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES