Partilha Nossa Página no Facebook Angola supera Nigéria na produção petrolífera em África ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 26 de dezembro de 2016

Angola supera Nigéria na produção petrolífera em África


A meta de produção obtida por Angola representa 90 porcento das exportações, 50% do Produto Interno Bruto (PIB) e 80% dos seus rendimentos de impostos. O 1,775 milhão de barris/dia reflecte sobre aumento na produção de 8 mil 800 barris diários, face ao mês de Junho do ano em referência.


Para comprovar a tendência crescente, Novembro teve valor especial. Nesse período, Angola foi o terceiro da Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) que registou maior incremento na produção.

Em Novembro, a produção angolana foi de 24,4 mil barris/dia, a par do Kuwait, que produziu mais 25,9 mil barris, mas longe da subida da produção iraquiana, que verificou um acréscimo de 247,5 mil barris diários.

A aceleração imprimida na produção interna de petróleo não encontrou correspondência no preço de venda no mercado internacional, onde o valor do barril de Brent, referência para as exportações angolanas, se situou, em média, no mercado de futuros de Londres, em USD 45,93.

Em menos de dois anos, o país viu o barril exportado passar de mais de 100 dólares para as vendas médias, no primeiro semestre deste ano, de 36 dólares por barril, segundo dados do Ministério das Finanças.

Para contornar as dificuldades económica, financeira e cambial decorrentes da forte quebra nas receitas petrolíferas, a Sonangol, numa parceria com os fornecedores do sector, reduziu os custos de produção do barril em 12 dólares.

Manteve-se, em 2016, a insuficiência na produção de refinados, face à procura do mercado interno. A produção nacional de refinados representou perto de 20 porcento do consumo total interno.

Na implementação dos projectos programados para 2016, o sector petrolífero angolano foi feliz com o Bloco 15, que registou  uma produção cumulativa de dois mil milhões de barris de petróleo.


Trata-se de um acumulado da produção de 13 anos, que vem desde o início da operação do Bloco em 2003, a partir do projecto de desenvolvimento Xikomba.

Com uma área de 4.144 quilómetros quadrados e localizada a aproximadamente 145 quilómetros em águas profundas, a Oeste da província do Zaire, no offshore de Angola, o Bloco 15 produz, actualmente, cerca de 320 mil barris de petróleo/dia.

Também na senda do desempenho do sector petrolífero, salta, entre os destaques, a primeira conferência africana de conteúdo local, evento que reuniu representantes ligados às áreas de petróleo e gás.
Para os registos do ano 2016 fica a queda das receitas brutas da Sonangol, que tem vindo a cair desde 2013, tendo-se situado, no ano em referência, em 40.070 milhões USD (quarenta mil e setenta milhões).
Em 2014, a receita foi de 24.657 milhões USD (vinte e quatro mil e seiscentos e cinquenta e sete milhões), em 2015 foi de 16.212 milhões USD (dezasseis mil e duzentos e doze milhões).
Angop
Tag: Angola petroleo melhor produtor, angola x nigeria petroleo, maiores produtores de petroleo, petroleo angola 2016, melhores produtores de petroleo angola africa nigeria.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES