Partilha Nossa Página no Facebook ANGOLA: FINALMENTE ACTIVISTAS SERÃO LIBERTADOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ANGOLA: FINALMENTE ACTIVISTAS SERÃO LIBERTADOS



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 15 Dezembro 2015:

Juiz decretou o fim da prisão preventiva. Os 15 ativistas vão ser colocados em prisão domiciliária a partir de sexta-feira

Os ativistas angolanos presos desde junho em Luanda vão poder ir para casa esta sexta-feira. Segundo o jornal Rede Angola, o Ministério Público apresentou um requerimento a solicitar o fim da prisão preventiva que já foi aceite pelo juiz Januário Domingos. Os ativistas poderão assim aguardar o julgamento em prisão domiciliária.

Segundo o documento, citado pela Rede Angola, os 15 ativistas "estão proibidos de manter contacto uns com os outros e também proibidos de manter contacto com os membros do Governo de Salvação Nacional". A solicitação foi possível pois entra em vigor em Angola na sexta-feira a Lei de Medidas Cautelares, que permite aplicar a prisão domiciliária em alternativa à prisão preventiva. A nova lei foi aprovada em setembro deste ano.

Na sexta-feira, dia 18, todos os arguidos devem apresentar-se no Tribunal Provincial de Luanda.

O advogado de defesa David Mendes, em declarações ao jornal angolano, afirmou que como a lei ainda não entrou em vigor o Ministério Público não poderia ter apresentado a solicitação agora. "Quando a esmola é muita, o pobre desconfia", afirmou o advogado, que encara com suspeita a intenção do ministério.

No decorrer do processo os ativistas realizaram uma greve de fome coletiva que sensibilizou os meios de comunicação e a sociedade internacional. Neste momento, pelo menos quatro dos 15 ativistas voltaram a suspender a ingestão de alimentos, incluindo Luaty Beirão.

Ontem foi confirmada a intenção de Sedrick de Carvalho, um dos ativistas presos, cometer suicídio pelo advogado do mesmo. À Rádio Despertar, Walter Tondela, afirmou que "o réu Sedrick de Carvalho tinha manifestado a intenção de colocar termo à vida, mas não fizemos nenhuma referência, achamos que podia mudar de opinião durante o final de semana". O Diretor Nacional dos Serviços Penitenciário, no entanto, reassegurou a David Mendes a intenção de Sedrick de Carvalho e pediu para que pessoas próximas o fossem visitar para o demover desta ideia.

Segundo o Público, Neusa de Carvalho, mulher de Sedrick, deslocou-se ontem ao Hospital Prisão de Luanda porque recebeu a informação que o marido "tentou matar-se".

Os 15 jovens ativistas estão presos desde junho e outros dois aguardam o julgamento em liberdade. Os 17 ao todo são acusados pelo Ministério Público angolano de preparem uma rebelião e um golpe de Estado.

Tag: Activistas angolanos serão libertados, Liberdade aos presos politicos angolanos, activitas angolanos libertados, fotos. Angola Presos Políticos Libertados, Libertados Presos Políticos em Lunada Angola aos Activistas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES