Partilha Nossa Página no Facebook PORTUGUESES INVESTIGAM NEGÓCIOS DE ISABEL DOS SANTOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

PORTUGUESES INVESTIGAM NEGÓCIOS DE ISABEL DOS SANTOS



AUGUSTO CAMPOS  | LUANDA, 23 Outubro 2015:
Fonte: RFI

A compra do grupo eléctrico luso Efacec por Isabel dos Santos consta dos investimentos sobre os quais um grupo de eurodeputados pediu uma investigação europeia em relação à legislação anti-branqueamento de capitais.

A compra de 65% das acções da Efacec, com a ENDE, uma empresa da capitais exclusivos angolanos, acabaria por se traduzir no fornecimento de equipamentos eléctricos para três barragens em construção neste país africano, lê-se no comunicado que emana deste grupo de deputados.

O Intergrupo parlamentar para a integridade e transparência, incluindo a eurodeputada socialista portuguesa Ana Gomes, recorreu para quatro entidades europeias para averiguarem se a legislação europeia foi cumprida neste e em demais casos de negócios em Portugal de Isabel dos Santos, tida como a empresária africana mais rica.
A Comissão europeia, o Banco central europeu, o Grupo de acção financeira internacional e a Autoridade bancária europeia deveriam, assim, pronununciar-se sobre a Efacec e outros casos como a Galp, na área dos combustíveis, ou ainda os bancos BIC e BPI, ou o operador NOS nas telecomunicações e investimentos imobiliários.

Celso Filipe, subdirector do Jornal de Negócios e autor do livro "O poder Angolano em Portugal" explicou a Carina Branco os contornos do caso "Efacec" hoje denunciado pelos eurodeputados.

Na entrevista, Celso Filipe comentou, ainda, a situação dos 15 activistas angolanos detidos desde 20 de Junho, falando em "complexo da Praça Tahrir" e comentou as insinuações da presidência angolana sobre os alegados interesses estrangeiros por trás dos activistas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES