Partilha Nossa Página no Facebook BLOCO PORTUGUÊS ABRE LEGISLATURA COM CARAS DOS ACTIVISTAS ANGOLANOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 23 de outubro de 2015

BLOCO PORTUGUÊS ABRE LEGISLATURA COM CARAS DOS ACTIVISTAS ANGOLANOS


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 23 Outubro 2015:

Deputados vestem t-shirts com os rostos de Luaty Beirão e dos outros 14 ativistas. Catarina Martins diz que "o silêncio é cúmplice".
Em nome da liberdade e da defesa dos direitos dos presos políticos em Angola, o Bloco de Esquerda (BE) reuniu os seus 19 deputados nos Passos Perdidos, no Parlamento, logo após a sessão de instalação do Parlamento. De t-shirts brancas no corpo, apenas com os rostos de Luaty Beirão e dos outros 14 presos políticos estampados, o novo elenco parlamentar bloquista mereceu até os aplausos da socialista Isabel Moreira.
Após as fotografias, a porta-voz do BE, Catarina Martins, falou aos jornalistas para lembrar que Luaty Beirão já contabiliza 33 dias de greve de fome e que, tal como os restantes ativistas, cometeu um "único crime: liberdade de pensamento".
"Quem calar é cúmplice pelo que está a acontecer, pelos atentados aos direitos humanos, pela violência policial e pelo desfecho que isto possa ter", disse a líder do BE, reforçando de forma mais sintética: "O silêncio é cúmplice."
A rematar, e sublinhando que o partido que lidera "leva a liberdade muito a sério", defendeu que é importante saber o estado de Luaty Beirão, dos restantes ativistas acusados de preparação de um golpe de Estado por "estarem a ler um livro" e também dos presos angolanos que são torturados. Por isso, adensou que o início dos trabalhos na casa da democracia foram a oportunidade certa para alertar para a importância de algo "temos por adquirido no nosso país": a liberdade.

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES