Partilha Nossa Página no Facebook CULTURA: O QUE É O ETNOCENTRISMO? ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 28 de setembro de 2015

CULTURA: O QUE É O ETNOCENTRISMO?



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 28 Setembro 2015:

Etnocentrismo é um conceito antropológico que ocorre quando um determinado individuo ou grupo de pessoas, que têm os mesmos hábitos e caráter social, discrimina outro, julgando-se melhor ou pior, seja por causa de sua condição social, pelos diferentes hábitos ou manias, por sua forma de se vestir, ou até mesmo pela sua cultura.

A tendência em si é observada em ideologia nacionalistas, como o fascismo por exemplo, na qual seus seguidores tem a tendência de julgarem a cultura em que se localizam superior em algum critério em relação as demais. Tal posição não pode ser considerada com o racismo em si, pois o racismo usa critérios supostamente biológicos para estabelecer o conceito de superioridade, já o etnocentrismo usa um visual cultural e social para estabelecer o conceito de superioridade.

Comportamentos etnocêntricos resultam também em apreciações negativas dos padrões culturais de povos diferentes. Práticas de outros sistemas culturais são muitas vezes catalogadas como absurdas, deprimentes e imorais.

Tal termo não pode ser confundido com valorização cultural, sendo que o etnocentrismo em si significa considerar-se superior a outros povos por critérios culturais, ou consequentes da sociedade em questão.

Augusto Kengue Campos
Sociolinguista


Tag: Cultura, Adolph Hitler Fotos.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES