Partilha Nossa Página no Facebook DIREITOS HUMANOS EM ANGOLA: JORNAL ´´LE MONDE´´ CRITICA HOLLANDÉ ~ Canal 82 | Agência de Notícias

domingo, 5 de julho de 2015

DIREITOS HUMANOS EM ANGOLA: JORNAL ´´LE MONDE´´ CRITICA HOLLANDÉ

 
-------
AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 05 Julho 2015:
DR/RA

Presidente francês não fez referência aos direitos humanos e aceitou transformar a conferência de imprensa numa simples declaração.

A visita do presidente francês François Hollande a Angola cingiu-se apenas à questão económica e a uns elogios ao papel de Angola no Conselho de Segurança das Nações Unidas. Mas o que se escutou mais foi o silêncio ensurdecedor do líder dos socialistas gauleses sobre a questão dos direitos humanos.
“François Hollande sacrificou-se à necessidade dos negócios” escreveu ontem o Le Monde, o mais prestigiado diário francês. “Os negócios valem bem uma escapada diplomática, por mais embaraçosa que ela seja”, sintetizou o enviado especial do jornal a Angola, David Revault d’Allonnes, sobre a decisão do chefe de Estado francês em calar-se sobre a situação dos direitos humanos em Angola.
O presidente francês passou por Luanda “sem aparentemente insistir muito em questões de democracia e de direitos humanos, embora problemáticos nesse país da África Austral onde quinze jovens trabalhando com estratégias não violentas de protesto contra o poder foram recentemente presos por ‘rebelião’ e ‘atentado contra o Presidente da República”, acrescenta o jornalista.
O jornalista faz referência no texto ao erro da tradutora no palácio presidencial que trocou o nome do presidente francês, chamando-lhe François Mitterrand, nome do antigo chefe de Estado gaulês, também socialista, que faleceu em 1996, antes de concluir que sobre direitos humanos e políticos Hollande apenas se limitou a um simples “o compromisso com o pluralismo nas eleições programadas” e um “a França está atenta”.
Mesmo a conferência de imprensa prevista no fim do encontro com José Eduardo dos Santos acabou por se transformar numa simples declaração, sem que aos jornalistas fosse dada a possibilidade de colocar questões. Isto a pedido da presidência angolana.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES