Partilha Nossa Página no Facebook Prossegue enchimento da barragem de Laúca ~ Canal 82 | Agência de Notícias

domingo, 9 de abril de 2017

Prossegue enchimento da barragem de Laúca



A albufeira da barragem de Lauca pode atingir dentro de duas semanas a marca dos 800 metros cúbitos, permitindo o início dos ensaios da primeira turbina da central eléctrica, disse o director-geral do Gabinete de Aproveitamento do Médio Kwanza (Gamek), Fernando Barros.

“Neste momento o nível da água está em 794 metros em termos de capacidade já armazenada, precisando de mais de quatro metros para atingir a cota, podendo alcançar até 25 do mês em curso a cota 800 metros.” 

O enchimento da albufeira de Lauca, para aprovisionar mais de dois mil milhões de metros cúbicos de água, começou a 11 de Março último, situação que obrigou  o Gamek reter maior parte de água que serve para alimentar as turbinas da barragem de Cambambe,  com capacidade de produção de 960 megawatts.

Ao falar no programa “Falar Claro” da Televisão Pública de Angola, como convidado, Fernando Barros esclareceu que a retenção da maior quantidade de água em Laúca forçou o maior centro produtor de energia do país, Cambambe, a reduzir a produção, gerando restrições no fornecimento de energia ao sistema norte, sobretudo para Luanda, que é o maior consumidor.

O director do Gamek explicou que a partir do dia 25 Laúca vai reter menos água e Cambambe passa a dispor de um maior caudal e alterações graduais poderão ser registadas a nível das restrições, porque vai também coincidir com a diminuição do consumo, em função da aproximação da época de cacimbo.

Lembrou que, para mitigar o problema da produção decorrente da redução das fontes hídricas, estão a ser instaladas centrais térmicas, sendo uma na zona do Morro Bento e outra no Camama, perfazendo uma capacidade de 100 megawatts.

Ainda nesta fase, o sector pode  contar com motores a diesel e a primeira turbina da Central do Ciclo Combinado do Soyo, com capacidade de 120 megawatts, diminuindo de forma drástica as restrições em Luanda.

Situada entre Cacuso e Cambambe, a barragem de Laúca, em construção desde 2012, é a maior obra de engenharia em execução no país que poderá produzir 2.070 megawatts. Trata-se de um investimento do Estado angolano estimado em 4,5 mil milhões de dólares norte-americanos, que vai permitir interligar os sistemas de energia do Norte, Centro e Sul do país, podendo beneficiar mais de oito milhões de pessoas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES