Partilha Nossa Página no Facebook Bankita: Abrir conta com 100 Kwanzas ~ Canal 82 | Agência de Notícias

domingo, 9 de abril de 2017

Bankita: Abrir conta com 100 Kwanzas



A inserção de pessoas de baixa renda no sistema financeiro vai melhorar significativamente as condições sociais e reforçar a cultura de poupança e autonomia económica, afirmou no Dundo Faustino João, técnico da direcção regional Leste do Banco Nacional de Angola (BNA).

Faustino João falava na cerimónia de entrega de prémios a clientes sorteados do Banco Internacional do Comércio (BIC), que abriram contas bancárias no âmbito do programa “Bankita”, lançado em 2011 pelo BNA. 

O técnico do BNA explicou que o programa possibilita às pessoas de baixa renda  abrirem conta bancária, com um valor simbólico de 100 Kwanzas, contra os 20.000 estipulados pelos bancos comerciais para casos normais.

O “Bankita” está a ser desenvolvido em parceria com os bancos comerciais como um instrumento de redução da pobreza e incentivo à cultura de poupança. Enquanto instituição reguladora do sistema financeiro no país, o BNA pretende com o programa promover a educação financeira nos distintos estratos sociais. Faustino João afirmou que estudos efectuados pelo BNA concluíram que existe uma fraca cultura de poupança de dinheiro nas populações, a julgar pela falta de conhecimento sobre a importância de uma gestão rigorosa das finanças pessoais. O BNA considera que a inserção de um maior número de pessoas no sistema financeiro, através da abertura de contas bancárias, é também um meio de estancar a dispersão do dinheiro, disse Faustino João.

O especialista garantiu que constitui um objectivo do banco central a expansão do conhecimento sobre o uso correcto do dinheiro, a aplicação racional dos recursos financeiros e evitar o desperdício. A educação financeira, insistiu, é importante para as famílias, visto que representa uma mais-valia em termos de gestão do dinheiro.  

Como forma de incentivo à abertura de contas bancárias, no âmbito do “Bankita”, o BNA decidiu instituir um prémio através de sorteio. Os primeiros contemplados são clientes do BIC no Dundo.
De acordo com a classificação, Nilton Quexinato recebeu do BNA um fogão a gás e Laurinda Jonasse ganhou uma máquina de lavar roupa, uma ventoinha e um ferro de engomar. A cerimónia de entrega dos prémios decorreu na agência do BIC no Dundo e foi testemunhada por familiares e amigos dos vencedores, que expressaram satisfação.

Abertura de contas

O gerente da agência do BIC explicou que, desde o lançamento do “Bankita” na capital da Lunda Norte, a instituição promoveu acções de sensibilização que culminaram com a abertura de mais de 500 contas bancárias, por parte de pessoas de baixa renda. As acções de sensibilização, segundo Bismarque Chizeca, estão a ser desenvolvidas em locais de maior aglomeração populacional e de vendedores ambulantes, assim como em igrejas, mercados, feiras e escolas.
O gestor bancário afirmou que, além do valor de 100 kwanzas para a abertura da conta bancária, é exigida uma fotocópia do bilhete de identidade, uma fotografia e o número de contribuinte. Bismarque Chizeca destacou que o programa estabelece o ponto de partida para o aumento do número de clientes para os bancos comerciais e ajuda a materializar a política de  inserção das famílias de baixa renda nos sectores sociais e produtivos do país e a reduzir os indicadores de pobreza.

Educação financeira

Os responsáveis dos agregados familiares na Lunda Norte, inseridos na função pública e áreas produtivas, foram aconselhados a adoptar uma gestão racional e adequada das finanças pessoais, para se evitar o desperdício. A sugestão é do chefe de departamento de divisão administrativa da delegação regional Leste do BNA, João Francisco, durante uma palestra.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES