Partilha Nossa Página no Facebook Líbia: Assinado acordo de cessar-fogo em Tripoli ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 18 de março de 2017

Líbia: Assinado acordo de cessar-fogo em Tripoli



Os grupos armados que actuam em Tripoli assinaram um acordo de cessar-fogo sob a égide do Governo líbio de União Nacional (GNA), após quatro dias de combates que paralisaram a capital, anunciou na quinta-feira o Ministério da Defesa.

Segundo um comunicado, o acordo teve em conta um “cessar-fogo imediato” na capital, a retirada dos grupos armados da capital, Tripoli, no prazo de 30 dias, assim como a libertação das pessoas detidas durante os últimos quatro dias.

O acordo foi assinado pelo GNA, os Ministérios da Defesa e do Interior e os chefes de grupos armados de Tripoli e Misrata, cidade do oeste líbio, de onde são originários vários grupos armados presentes na capital.

As forças leais ao GNA foram incumbidas de proteger as zonas que foram controladas por grupos rivais, refere ainda o acordo.

Na passada quarta-feira à noite, os combates estiveram concentrados no bairro de Salaheddine, a sul da capital, onde várias milícias rivais ocupam várias casernas.
Mas na quinta-feira de manhã, a situação era praticamente calma na capital e seus arredores.

As forças pró-GNA conseguiram ganhar influência na capital apoderando-se de várias zonas que estavam nas mãos de milícias rivais, incluindo as áreas fiéis ao antigo chefe de um governo não reconhecido, Khalifa Ghweil, afastado do poder em Tripoli após a formação do GNA. Os combates começaram na segunda-feira à noite após o assassinato de um guarda de um banco.
Segundo os analistas, a operação das forças leais ao GNA foi levada a cabo no quadro da aplicação do acordo político inter-líbio assinado em Dezembro de 2015 sob a égide da ONU. Este acordo do qual é proveniente o GNA, prevê a saída dos grupos armados de Tripoli e das cidades líbias em geral.
A capital da Líbia, mergulhada pela insegurança crónica desde a queda e assassinato de Muammar Kadhafi em 2011, está sob o controlo de dezenas de milícias. O GNA, apoiado pela Organização das Nações Unidas, obteve apoio de algumas das milícias desde que entrou em funções em Março de 2016, mas várias zonas de Tripoli ainda continuam fora do seu controlo.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES