Partilha Nossa Página no Facebook MNE português em Angola para preparar "visita ao mais alto nível” ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 9 de fevereiro de 2017

MNE português em Angola para preparar "visita ao mais alto nível”



O ministro dos Negócios Estrangeiros português disse esta terça-feira, que a sua visita a Angola, entre sexta-feira e domingo, pretende preparar a deslocação do primeiro-ministro a este país, além de procurar o reforço das relações bilaterais. 

Na sua visita oficial, Augusto Santos Silva estará na capital angolana, Luanda, mas também viajará a “duas ou três” províncias angolanas, à margem da apresentação da plataforma de ensino à distância “Português Mais Perto”. 

“Depois de várias visitas sectoriais de membros do Governo português a Angola e de membros do Governo angolano a Portugal, é chegado o momento de proceder ao fecho de abóbada nessas visitas, com a visita do ministro dos Negócios Estrangeiros”, referiu. 

Um dos “objectivos essenciais” é “preparar uma próxima visita ao mais alto nível”, comentou, aludindo a uma futura visita oficial do primeiro-ministro, António Costa, ainda este ano. 

O ministro das Relações Exteriores de Angola, Georges Chikoti, anunciou a 17 de março do ano passado, em Lisboa, que o Presidente e o primeiro-ministro de Portugal, Marcelo Rebelo de Sousa e António Costa, respetivamente, visitariam oficialmente Angola "em breve", em datas que serão tratadas pela via diplomática. 

Em abril, o chefe da diplomacia portuguesa disse que Portugal estava "a investir muito" na visita do primeiro-ministro português a Angola. 

Na visita dos próximos dias, Santos Silva será acompanhado pelo secretário de Estado das Comunidades Portuguesas, José Luís Carneiro, com o objectivo de contactar os portugueses residentes em Angola, e também por um secretário de Estado do Ministério da Agricultura, “uma das áreas em que as perspetivas de cooperação entre Portugal e Angola são mais promissoras”. 

“Na visita, procederei à revisão sistemática do estado da arte da cooperação entre Portugal e Angola e à projecção de perspetivas futuras de reforço das relações políticas, económicas e culturais entre os dois países”, acrescentou o ministro. 

O governante escusou-se a comentar se está prevista a realização de uma cimeira entre os dois países, que chegou a estar agendada para fevereiro de 2014, mas em outubro do ano anterior, o Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, anunciou o fim da cooperação estratégica com Portugal.


PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES