Partilha Nossa Página no Facebook Cabo Verde é melhor do que Angola em liberdade ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 1 de fevereiro de 2017

Cabo Verde é melhor do que Angola em liberdade



Países africanos de língua portuguesa no Relatório sobre a liberdade no mundo de 2017.
Cabo Verde é o país africano de língua portuguesa com melhor classificação no relatório sobre a liberdade no mundo da Freedom House divulgado nesta terça-feira, 31.

Angola é o pior classificado ao ser o único lusófono no grupo dos países não livres.

O arquipélago conseguiu 90 pontos numa escala de 0 a 100, em que 100 é a classificação mais elevada.

Quanto às categorias direitos políticos e liberdades civis, o país recebeu a nota máxima, 1, em ambas e é considerado também país livre em matéria de liberdade de imprensa.

São Tomé e Príncipe integra também o grupo dos países livres, com 81 pontos, mas o relatório não detalha os demais aspectos.

Moçambique está no grupo dos considerados países parcialmente livres, com 53 pontos numa escala de 0 a 100, em que 100 é a pontuação mais alta.

Na escala de um a sete, em que sete é para países não livres, Moçambique atingiu a nota quatro tanto na categoria de liberdades civis como de direitos políticos, enquanto na categoria de liberdade de imprensa a classificação também é de parcialmente livre.

Por sua vez, a Guiné-Bissau integra igualmente o grupo dos países parcialmente livres, com 40 pontos numa escala de 0 a 100.

Quanto às categorias de direitos políticos e liberdades civis, o país recebeu a classificação de cinco numa escala de um a sete.

Angola é único país africano de língua portuguesa no grupo dos países não livres.

O Relatório sobre a Liberdade no Mundo em 2017 atribui a Angola a classificação de seis, numa escala de um a sete, em que sete é para os países menos livres.

A mesma classificação é atribuída às categorias de direitos políticos e liberdades civis, enquanto em relação à liberdade de imprensa também recebe a nota de não livre e de parcialmente livre na liberdade da internet.

Refira-se que Portugal e Brasil integram o grupo dos países livres, com o país europeu a conseguuir 97 pontos (escala de 0 a 100) o sul-americano a chegar aos 79 pontos.

Timor-Leste está no grupo de países parcialmente livres, com 65 pontos em 100.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES