Partilha Nossa Página no Facebook BIOGRAFIA DE ANA PAULA DOS SANTOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 1 de abril de 2014

BIOGRAFIA DE ANA PAULA DOS SANTOS




AUGUSTO CAMPOS | LUANDA: Ana Paula Cristóvão Lemos dos Santos (Luanda, 17 de outubro de 1963) é a primeira-dama de Angola, esposa do actual presidente do país, José Eduardo dos Santos. É patrona do Comité de apoio às mulheres rurais de Angola.1

Em 15 de novembro de 2010, foi um dos recipientes do Troféu Raça Negra em sua oitava edição,2 na categoria Premiações Institucionais – Internacionais, por sua contribuição social à população angolana, sobretudo às mulheres rurais e à reinserção social dos cidadãos do país. O trofeu é o Oscar da Cultura Negra no Brasil.
Ana Paula dos Santos é patrona do Comité de apoio às mulheres rurais (COMUR), apoiando com recursos de micro-crédito. Ela representou seu país na cimeira de micro-crédito em Washington DC, EUA, em 1997. Ela também é muito activa em seu apoio às vítimas de minas terrestres. Além disso, fundou em Luanda o Fundo Lwini de solidariedade social que se dedica ao apoio de civis, especialmente mulheres e crianças.4

Em 1992, Ana Paula dos Santos participou com mais de 60 esposas de Chefes de Estado de governos de África, América, Ásia, Europa e Oceânia na cimeira sobre a promoção económica das mulheres rurais, em Genebra, Suíça, por iniciativa da Rainha Fabíola da Bélgica e das esposas dos chefes de estado e de governos da Nigéria, Ghana, Colômbia e Egipto, com o apoio do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA).
Antiga aeromoça do avião presidencial angolano, Ana Paula dos Santos conheceu seu marido durante o tempo em que trabalhava nos voos presidenciais das Linhas Aéreas de Angola.1 Casou-se a 17 de Maio de 1991 com o presidente angolano José Eduardo dos Santos, com quem teve três filhos: 


FILHOS DE JOSÉ EDUADO DOS SANTOS COM ANA PAULA  

Eduane Danilo Lemos dos Santos (nascida em 29 de Setembro de 1991), Joseana Lemos dos Santos (nascida em 5 de Abril de 1995) e Eduardo Breno Lemos dos Santos (nascido 2 de Outubro de 1998).

A primeira-dama cursou o ensino médio de pedagogia, concluiu mais tarde o Curso Superior de Direito, na Faculdade de Direito da Universidade Agostinho Neto.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES