Partilha Nossa Página no Facebook Angola: Presidente está consternado com a morte de adeptos no Uige ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Angola: Presidente está consternado com a morte de adeptos no Uige



O Presidente da República, José Eduardo dos Santos, manifestou-se profundamente consternado com a morte de 17 pessoas em consequência da tragédia ocorrida, no estádio de futebol “4 de Janeiro”, na cidade do Uíge.

A estreia ontem do Santa Rita de Cássia no Campeonato Nacional de Futebol da I Divisão, Girabola ZAP, ficou ensombrada pela morte de 17 pessoas e o ferimento de mais de 60, estando cinco em estado grave, na sequência de uma avalanche de aptos que procuravam aceder ao estádio 4 de Janeiro, na cidade do Uíge.


O desaire caseiro frente ao Recreativo do Libolo, por 0-1, deixou de ter importância para a formação da “santa das causas impossíveis”, enlutada pela perda de adeptos que procuravam emprestar o seu calor à equipa, no baptismo na maior prova do futebol angolano.
Relatos provenientes da cidade do Uíge dão conta do registo de uma evasão do recinto, sete minutos depois do início da partida. Luís Ernesto, médico e director do Hospital Provincial do Uíge, confirmou a morte no local de 17 pessoas, por asfixia, incluindo uma criança de 4 anos, bem como o internamento de um elevado número de feridos, “com traumatismos cranianos” e fracturas de membros.
Testemunhas entrevistadas no local, relataram o fecho dos portões, por parte do corpo de segurança destacado no recinto desportivo, facto que deixou adeptos com bilhetes na mão na parte de fora. A ânsia de ver o Santa Rita de Cássia em acção no Girabola proporcionou a entrada em debandada e a consequente queda de pessoas que foram esmagadas pela multidão. O Governo do Uíge, reunido ontem de emergência sob orientação do governador Paulo Pombolo, criou uma comissão para apurar as circunstâncias em que se deu a tragédia. De acordo com um despacho da equipa de reportagem da TV Zimbo, as famílias das vítimas vão ser apoiadas na realização dos funerais e assistência aos feridos.
Em nota de imprensa, o ministro da Juventude e Desportos, Albino da Conceição, expressou profunda tristeza pelo sucedido e solicitou à direcção da Federação Angolana de Futebol (FAF), Associação local e autoridades da província a averiguação das causas da origem deste fatídico acontecimento e posterior tomada das medidas que se impõem. Aprovado recentemente pela equipa de inspectores da FAF, o estádio 4 de Janeiro, utilizado há duas temporadas pelo União Sport do Uíge no Girabola, oferece poucas condições de segurança, desde as acessibilidades ao espaço de acomodação dos espectadores, que ficam maioritariamente em morros à volta do campo. 
Quanto ao jogo, o Libolo, campeão destronado no último Girabola, venceu com golo de Viety, aos sete minutos. Mas os números estatísticos apontam para um quadro de equilíbrio, como fez questão de sublinhar no final Sérgio Traguil, treinador do Santa Rita, detentor do título nacional da II Divisão: “Perdemos por termos cometido um erro. O adversário não foi superior em nada.”
A jornada prossegue hoje, com  as partidas Petro de Luanda-Progresso Sambizanga, Sagrada Esperança-Interclube e FC Bravos do Maquis-Progresso da Lunda Sul. Amanhã jogam Desportivo da Huíla-ASA, Académica do Lobito-Kabuscorp do Palanca e 1º de Maio de Benguela-Recreativo da Caála, enquanto o 1º de Agosto e o JGM do Huambo entram em cena apenas na quarta-feira.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES