Partilha Nossa Página no Facebook Iceberg maior do que o LOBITO está a rachar na antártida ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 9 de janeiro de 2017

Iceberg maior do que o LOBITO está a rachar na antártida




Um iceberg com superfície total de 5.000 quilómetros quadrados, pouco menos do dobro do município angolano do Lobito, em Benguela, pode vir a soltar-se em breve no oeste da Antárctida, de acordo com previsões de cientistas da Universidade de Swansea, no Reino Unido.

“Um iceberg, que pode ser um dos dez maiores já inventariados, está prestes a ficar solto na Antárctida”, disseram os cientistas em comunicado.Apesar do seu tamanho, de acordo com os cientistas, o eventual desprendimento do iceberg, em princípio, não vai elevar o nível dos mares. Localizado a oeste do continente antárctico, o iceberg foi baptizado como “Larsen C” e tem 350 metros de espessura. Depois de vários anos de observação, os cientistas monitorizaram uma rachadura que tem mais de 150 quilómetros de comprimento. 


“Em Dezembro, a rachadura aumentou brutalmente cerca de 18 quilómetros e restam apenas uns vinte quilómetros para atravessar a base de gelo de um lado ao outro”, afirmou Adrian Luckman, um dos pesquisadores. “Ficarei surpreso se não se desprender no próximo mês”, acrescentou, prevendo “um evento geográfico maior que vai mudar a paisagem da região”. 
A Antárctida é o continente mais frio e seco do planeta.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES