Partilha Nossa Página no Facebook Homenagem aos Heróis da Baixa de Cassanji ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 5 de janeiro de 2017

Homenagem aos Heróis da Baixa de Cassanji



JA

O ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria, Cândido Pereira Van-Dúnem, preside hoje ao acto central da celebração do 56º aniversário dos Mártires da Repressão Colonial, que decorre no município do Quela, a 115 quilómetros da cidade de Malanje.


Sob o lema “Firmes e unidos, engajemo-nos no processo de diversificação da economia”, o acto político será antecedido de uma homenagem aos Mártires da Repressão Colonial, com a deposição de uma coroa de flores no túmulo do soldado desconhecido, no cemitério monumento de Teka-dya-Kinda.

Além da intervenção do ministro dos Antigos Combatentes e Veteranos da Pátria e do governador da província, Norberto dos Santos “Kwata Kanawa”, está prevista igualmente a leitura de uma mensagem de um sobrevivente do massacre da Baixa de Cassange e a exibição de um documentário sobre o 4 de Janeiro de 1961.
Está igualmente prevista a entrega, pelo Governo  Provincial de Malanje, de títulos de concessão de terra a 250 membros da Associação Nacional da Baixa de Cassanje. 
Em Malanje, o acto é aguardado com expectativa pela população, em particular pelos sobreviventes do massacre da Baixa de Cassanje.
A este propósito, a secretária-geral da Associação Nacional da Baixa de Cassanje, Telma Pitra Grós, apelou ao Governo da Província de Malanje para incrementar a reabilitação das vias de acesso, para impulsionar o desenvolvimento da região de Kassanje. “Temos esperança que o nosso Governo vai ajudar no melhoramento das vias de acesso, para que haja mais dinamismo e brevidade na materialização dos projectos de impacto social e não só”, realçou.
A associação tem 12 mil membros, entre sobreviventes, órfãos e viúvas das vítimas do massacre. Consta dos seus projectos a criação de cooperativas para ajudar os sobreviventes do massacre e suas famílias na perspectiva de geração de postos de trabalho e de rendimento. O soba da regedoria de Zage, Cruz Zonda, do município do Quela destaca o sentido histórico do 4 de Janeiro, data consagrada aos Mártires da Repressão Colonial, na vasta região Baixa de Cassanje, na província de Malanje. 
Em declarações à imprensa, a mais alta autoridade tradicional pediu a todos os angolanos para preservarem a todo o custo a paz, bem como a união e a compreensão entre os cidadãos para contribuírem para a edificação sólida do país. 
Ao recordar os acontecimentos, o entrevistado referiu que o acto condenável culminou com a destruição da localidade e a morte de seus familiares, por terem reivindicado contra o trabalho forçado e o baixo preço do algodão, na companhia luso-belga Cotonang, actualmente em ruínas, tendo sido mortos na altura mais de mil camponeses na localidade do Teka-dya Kinda.
O 4 de Janeiro, frisou, é uma data de festa, mas também de reflexão por parte de todos os angolanos. Considera que o dia constitui um dos principais marcos que abriu o caminho da luta de libertação nacional contra o jugo colonial e permitiu outras conquistas do povo angolano, como a Independência Nacional, proclamada a 11 de Novembro de 1975.

Milhares de mortos

A 4 de Janeiro de 1961 colonos portugueses reprimiram cerca de 20 mil camponeses angolanos, naquilo que ficou na história como o Massacre da Baixa de Cassanje, território localizado entre as províncias de Malanje e da Lunda Norte. A efeméride é assinalada no país como uma data de celebração nacional, considerada Dia dos Mártires da Repressão Colonial.
Nesse dia, trabalhadores agrícolas das plantações de algodão da companhia luso-belga Cotonang, na Baixa de Cassanje, revoltaram-se contra o trabalho escravo, destruindo plantações, pontes e casas. A resposta dos colonos portugueses não tardou com o envio da Força Aérea Portuguesa, que bombardeou indiscriminadamente a região, com projécteis napalm, tendo provocado  a morte de milhares de cidadãos.
Os acontecimentos da Baixa do Cassanje aumentaram a consciência de liberdade dos patriotas angolanos que, a 4 de Fevereiro do mesmo ano, resolveram desencadear uma luta armada contra o regime fascista português, culminando com a proclamação da independência do país, a 11 de Novembro de 1975. A acção de 4 de Janeiro de 1961 pode ser associada ao fim da II Segunda Guerra Mundial e à independência de vários países africanos, com destaque para o antigo Congo Belga, actual República Democrática do Congo (RDC), cujo território partilha uma fronteira extensa com Angola.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...


FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES