Partilha Nossa Página no Facebook É risco ser jornalista em Angola, diz profissional da área ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

É risco ser jornalista em Angola, diz profissional da área



Salários baixos e riscos na profissão são alguns dos problemas por que passam os jornalistas angolanos e que foram debatidos nesta terça-feira, 20, no Fórum de Jornalismo, organizado pela Fogueira Jornalística em Luanda.

O encontro de hoje juntou jornalistas de vários órgãos de comunicação social, juristas, estudantes de comunicação, académicos, psicólogos, políticos, artistas e membros da sociedade civil.

Para o jornalista Felisberto Costa, a actividade é uma profissão de risco e por isso propõe a criação de uma caixa de auxílio para os profissionais.

Quem corrobora a mesma opinião é o jornalista e comentarista Makuta Nkondo, que aponta a vulnerabilidade por que passam os jornalistas.

“Se há uma caixa social dos antigos combatentes porque é que não há uma caixa para os jornalistas”, perguntou.

Por seu lado, o jornalista William Tonet afirma que só “com sindicatos fortes e jornalistas comprometidos podemos conseguir evitar a fragilidade”.

Para Ismael Mateus, antigo secretário-geral do Sindicato dos Jornalistas Angolanos, a fragilidade dos profissionais está ligada à falta de regras no exercício do jornalismo angolano, “como éticas e ligadas à regulação..

No fórum foram homenageados os jornalistas Ernesto Lara Filho e Elias Xavier Fernandes.

O Projecto Fogueira Jornalística é uma iniciativa de profissionais da comunicação social de Angola com experiência em jornalismo online, imprensa, radiofónica e televisiva e que funciona desde 2014, visando a discussão de diferentes problemas que apoquentam a classe, através de uma estrutura informal e virtual.

Tag: Jornalistas angolanos, jornais angolanos jornalismo em angola, angola jornalistas. História do Jornalismo Angolano. Libersade de expressão em angola.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES