Partilha Nossa Página no Facebook Angola e Sudão do Sul colaboram na indústria mineira e petróleos ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 21 de novembro de 2016

Angola e Sudão do Sul colaboram na indústria mineira e petróleos


Angola vai partilhar experiências com o Sudão do Sul nos sectores da indústria mineira e do petróleo, foi sábado divulgado, no âmbito da visita oficial que o ministro das Minas daquele país inicia hoje a Angola.
De acordo com fonte do executivo, a visita do ministro Gabriel Thokuj Deng prolonga-se por quatro dias e visa “trocar experiências” no sector da geologia e minas, do plano em curso de levantamento das potencialidades mineiras angolanas (Planageo) e legislação do sector em Angola.
“Outro objectivo desta visita do governante do Sudão do Sul é tomar contacto com o modelo de gestão de recursos naturais, em particular, dos diamantes e do petróleo e gás”, informou o Ministério da Geologia e Minas.
O programa da visita de Gabriel Thokuj Deng a Luanda prevê reuniões, amanhã, com os ministros da Geologia e Minas, Francisco Queiroz, e dos Petróleos, Botelho de Vasconcelos.
Angola é actualmente o segundo maior produtor de petróleo em África, com cerca de 1,7 milhões de barris de crude por dia e opera, no interior norte do país, a mina de Catoca, a quarta maior mina de diamantes do mundo a céu aberto, cujo funcionamento é do interesse do governo do Sudão do Sul.
O Sudão do Sul conquistou a independência separando-se do Sudão a 9 de Julho de 2011, constituindo os direitos de exploração do petróleo mais de 90 por cento das receitas do país.
Com a separação, o Sudão do Sul ficou com 75 por cento da produção de petróleo do Sudão, mas é este país que possui o oleoduto e o acesso a portos para exportar o produto.
Desde Dezembro de 2013 que está latente um conflito no Sudão do Sul, quando o presidente, Salva Kiir, de etnia dinka, acusou o seu ex-vice-presidente, Riek Machar, de etnia nuer, de tentar fazer um golpe de Estado.
RA
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES