Partilha Nossa Página no Facebook TPA E TV ZIMBO FABRICARAM VÍDEO DE SUPOSTO FINACIAMENTO DOS ACTIVISTAS DETIDOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

TPA E TV ZIMBO FABRICARAM VÍDEO DE SUPOSTO FINACIAMENTO DOS ACTIVISTAS DETIDOS



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 03 Novembro 2015:
Fonte: CLUB K

A TPA e a TV Zimbo foram flagradas a distorcer dois vídeos das palestras dos 17 presos políticos cujo objetivo principal foi incutir na mente dos telespectadores que os também conhecidos “revús” receberiam 100 milhões de dólares do exterior para apoiar as suas manifestações contra o longo consulado do Presidente José Eduardo dos Santos (JES).
Os vídeos sujeitos a cortes de edição foram inicialmente exibidos pelos Ministério Público como elementos de prova contra os jovens. Antes da sua apresentação, o Tribunal Provincial de Luanda (TPL) ordenou que os mesmos só seriam gravados e filmados por Jornalistas da TPA e TV Zimbo sem que no entanto explicasse aos jornalistas excluídos das motivações de tal proibição.

De acordo com o conteúdo da versão (não distorcida), que fonte do Club-K teve acesso, o réu Domingos da Cruz, aparece tirando duvidas a uma inquietação da activista Laurinda Gouveia, também arguida no processo. Da Cruz começa por dizer “parece que a Laurinda, não entendeu”, e logo a seguir explica aos jovens revolucionários sobre a necessidade de terem uma liderança.

O Professor Domingos da Cruz não era membro do Movimento Revolucionário e em algumas vezes apresentou-se como critico pela forma descoordenada que aqueles jovens faziam as suas manifestações em Luanda, razão pela qual mostrou-se disponível para se apresentar como orador nas palestras promovidas pelos presos políticos.

No vídeo gravado pela secreta angolana, o professor Domingos da Cruz faz uma suposição (para elucidar que aquele grupo deveria ter um líder). Para sustentar o que dizia fez uma suposição explicando que se alguém aparecesse a querer dar uma ajuda ao grupo de 100 milhões de dólares, esta pessoa nunca daria tal ajuda a um grupo que não tem alguém que o representa em si. Ainda na sua suposição, o acadêmico questiona-se, dizendo: “acham que iriam entregar a um grupo anárquico”.

Domingos da Cruz explicou ainda que tais valores “astronômicos” exemplificados, nunca chegariam a Angola porque haveria bloqueio. Deu como exemplo, de países como Namíbia e África do Sul que tem sistemas bancários  mais evoluídos que os de Angola.

Como a Zimbo e a TPA distorceram os vídeos ?

De acordo com as imagens passadas - comparadas as originais - estas duas cadeias de TV angolana editaram os vídeos e passaram apenas partes cortadas e direcionadas das palavras de Domingos da Cruz. Na sua peça jornalística, a TPA e a Zimbo exibiram passagens como a suposição de “disponibilidades de 100 milhões de dólares para a revolução” ficando-se com a ideia de que os presos políticos receberiam estes valores das supostas potencias do ocidente.

Uma Jornalista da TV Zimbo, Cácia Júnior que nesta quarta-feira, fez apresentação do noticiário daquela televisão angolana, chegou a declarar, depois da exibição do vídeo que “Já aqui mostramos, e que vamos voltar a passar, o vídeo que mostra que o movimento [revolucionário] contava com o financiamento.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES