Partilha Nossa Página no Facebook NA ARÁBIA SAUDITA: MULHERES PODEM VOTAR, MAS VIAJAR E CONDUZIR NÃO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 12 de dezembro de 2015

NA ARÁBIA SAUDITA: MULHERES PODEM VOTAR, MAS VIAJAR E CONDUZIR NÃO



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 12 Dezembro 2015:

A partir deste sábado as mulheres da Arábia Saudita podem votar. Mas precisam da permissão do marido para conduzir, estudar e viajar para o estrangeiro. Veja a lista da desigualdade de género no país.

As mulheres já podem votar a partir deste sábado. Mas a igualdade está longe de ser atingida na Arábia Saudita. Comecemos pelo ato de voto: as assembleias de voto vão estar separadas por géneros. De 1263 assembleias disponíveis, só 424 são para mulheres, o que limita desde logo a participação do eleitorado feminino.

Além disso, as mulheres não podem conduzir sem autorização de um homem. Portanto, não poderão deslocar-se sozinhas para ir votar, destaca Karen Middleton, membro da Amnistia Internacional, ao The Independent. Elas só votarão se eles quiserem.

Aliás, o número de mulheres inscritas para votar este sábado é muito reduzido: são cerca de 130 mil num total de 1.49 milhões de votantes. Nestas eleições municipais, são candidatas a líderes de municípios 980 mulheres, num total de 6900 candidatos. “Se uma mulher ganhar já valeu a pena”, nota uma cientista política dos Emirados Árabes Unidos ao The Guardian.

Na Arábia Saudita, os homens comandam as mulheres. No início da vida pode ser o pai, um tio, um primo ou um vizinho. O que importa é ser uma figura masculina. Quando o casamento acontece, é o marido que fica com a tutela em diversas situações:

A mulher não pode abrir uma conta no banco sem permissão do marido
Se a mulher quiser estudar, a decisão cabe a um homem
A mulher só pode viajar para o estrangeiro com autorização registada do marido
Para ir a uma consulta médica ou às compras, a mulher tem de ser acompanhada por um tutor masculino conhecido como “mahram”
Ser mulher na Arábia Saudita é aprender desde criança os valores da discrição e da modéstia. No vestuário, a regra é cobrir o corpo e a cara. Mesmo as mulheres que estiverem de visita ao país têm de estar cobertas. As regras alteram-se ligeiramente de cidade para cidade: em algumas cidades é preciso usar um véu para também esconder os olhos, em outros sítios é permitido usar uma peça colorida.

A ideia da segregação de género nas assembleias de voto tem um passado. Há vários espaços públicos que têm entrada separada para homens e mulheres, como escritórios, bancos, transportes públicos, alguns jardins, praias e universidades, aponta a The Week.

E nem o desporto é exceção. Ainda este ano a Arábia Saudita propôs receber os Jogos Olímpicos, mas sem mulheres. Quando o país decidiu colocar atletas mulheres a competir nos Jogos Olímpicos de Londres, vários responsáveis ultra-conservadores do país chamaram as atletas de “prostitutas”. E para competirem, eram acompanhadas de um guarda e tinham de vestir um kit “Sharia-compliamnt” que lhes cobria também o cabelo.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES