Partilha Nossa Página no Facebook ÁFRICA DO SUL: EM UMA SEMANA TRÉS MINISTROS DAS FINANÇAS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 15 de dezembro de 2015

ÁFRICA DO SUL: EM UMA SEMANA TRÉS MINISTROS DAS FINANÇAS


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 15 Dezembro 2015:

O Presidente sul-africano, Jacob Zuma, demitiu no domingo à noite o ministro das Finanças que tinha nomeado quatro dias antes, numa escolha surpreendente que abalou os mercados. No cargo está agora Pravin Gordhan, que ocupou a pasta durante cinco anos, até 2014.

O líder da Aliança Democrática, partido da oposição, Mmusi Maimane, acusou o Presidente de “jogar à roleta russa com a economia da África do Sul”.

“Recebi numerosas recomendações para rever a minha decisão. Enquanto governo democrático, sublinhamos a importância de escutar o povo”, justificou Zuma, numa declaração divulgada pela presidência.

Pravin Gordhan, um nome respeitado nos meios financeiros, substitui David van Rooyen, um deputado pouco conhecido do partido governamental, ANC, convidado pelo Presidente para o lugar do conceituado Nhlanhla Nene, afastado na quarta-feira sem que fosse dada qualquer explicação oficial.

A oposição declarou que Nene foi afastado devido a críticas a opções do Presidente. Na semana passada, o ainda ministro rejeitou a renegociação de um contrato entre a companhia aérea sul-africana South African Airways (SAA) e a Airbus, considerando que o acordo não era viável financeiramente.

A proposta de acordo partiu de Dudu Myeni, a presidente do conselho de administração da SAA, amiga de Jacob Zuma.

No sábado, num comunicado com o seu quê de insólito, o Presidente sul-africano negou que o afastamento do ministro tenha tido origem numa relação amorosa. Zuma, 74 anos, é actualmente casado com quatro mulheres.

Após o afastamento de Nene, criticado por analistas de mercado e pela imprensa, a moeda sul-africana caiu para níveis historicamente baixos. Na sexta-feira, 1 dólar custava 16,05 rands e 1 euro 17,58.

Já enfraquecido por um crescimento económico frágil e uma taxa de desemprego que ultrapassa os 25%, o rand perdeu desde o final de Janeiro 28% do seu valor face ao dólar e 24,5% face ao euro. Após a nomeação de Pravin Gordhan subiu quase 5%.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES