Partilha Nossa Página no Facebook ANGOLA LIDERA COMPRA DE VINHOS PORTUGUESES ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 17 de novembro de 2015

ANGOLA LIDERA COMPRA DE VINHOS PORTUGUESES



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 17 Novembro 2015:

O presidente da Lusovini, Casimiro Gomes, explicou que o negócio da empresa envolve mais de um milhão de garrafas e um crescimento estimado em 20%, para todos os 27 destinos do negócio, envolvendo vinhos de todo o país, inclusive de produção própria.

A distribuidora de vinhos portugueses Lusovini prevê facturar este ano mais de cinco milhões de euros, com praticamente metade do negócio em exportação para o Brasil, Moçambique e Angola, este último país ainda na liderança, apesar das dificuldades financeiras.

Em declarações à agência Lusa, em Luanda, o presidente da Lusovini, Casimiro Gomes, explicou que o negócio da empresa envolve mais de um milhão de garrafas e um crescimento estimado em 20%, para todos os 27 destinos do negócio, envolvendo vinhos de todo o país, inclusive de produção própria.

Angola garante uma quota de 23% do total, equivalente a cerca de 200 mil garrafas e um volume de facturação de um milhão de euros este ano, já com o efeito da crise actual, devido à quebra da cotação de petróleo no mercado internacional e às consequências no envio de divisas para o exterior.

"Em Angola, as dificuldades não têm sido tanto nas vendas e sim na conversão da moeda local em divisas. Aliás, surpreendentemente o mercado ainda compra mais do que o que a gente quer vender, as vendas até têm subido", reconheceu Casimiro Gomes, assumindo que a crise cambial veio "arrefecer" o negócio angolano e levou, já em Março, a uma "diversificação" dos mercados de exportação da Lusovini.

"Temos o mercado dos Estados Unidos que entretanto cresceu imenso e já em Janeiro vamos anunciar um novo mercado de internacionalização dos nossos vinhos", garantiu.

Ainda assim, cerca de 41% do negócio da empresa é assegurado pelas compras do Brasil, Moçambique e Angola. Precisamente estes três países são o alvo principal da aplicação para telemóvel desenvolvida pela Lusovini e que apresenta cerca de 200 dicas que prometem melhorar a experiência do consumo.

"Angola é o país do mundo, a seguir a Portugal, que mais gosta do vinho português. Aliás, estamos a lançar esta aplicação em Luanda pelo respeito que temos pelo mercado, apesar destas dificuldades actuais", acrescentou Casimiro Gomes.

O projecto ‘ViniDikas' foi desenvolvido pela distribuidora portuguesa e contou com apresentação de estreia na segunda-feira, em Luanda, prometendo "conselhos simples, úteis e práticos para valorizar o vinho das garrafas que se pedem no restaurante, no bar ou que se compram para beber em casa".

Disponível gratuitamente para ‘smartphone' [telemóvel inteligente] e ‘tablet', a aplicação, garante o administrador, "interessa tanto a quem se inicia como a consumidores sofisticados".

Nos ecrãs dos telemóveis surgem informações sobre o ciclo da videira, a vindima, as castas internacionais e sobretudo as portuguesas, o processo de vinificação - da uva ao vinho -, ainda sobre as regiões do vinho, métodos de conservação para ter uma garrafeira em casa, ou até como abrir uma garrafa, servir e a própria temperatura, além das dicas sobre "harmonias entre o vinho e a comida".

"O que temos de fazer é valorizar este mercado. Temos de transmitir que, apesar das dificuldades cambiais, estamos cá para continuar", rematou o administrador da empresa.


A Lusovini tem mais de 70 referências de vinhos portugueses e exporta para 27 países 70% produção total e inaugurou este ano uma loja específica de vinho do Porto em Luanda.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES