Partilha Nossa Página no Facebook VITÓRIA AFRICANA: TUNISINOS VENCEM PRÉMIO NÓBEL DA PAZ ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

VITÓRIA AFRICANA: TUNISINOS VENCEM PRÉMIO NÓBEL DA PAZ



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 09 Outubro 2015:

O mérito do Quarteto do Diálogo Nacional Tunisiano, segundo o Comitê Nobel, foi "a sua contribuição decisiva para a construção de uma democracia pluralista".

O prémio foi entregue por Kaci Kullmann Five, presidente do Comitê Nobel, cuja sede está em Oslo, na Noruega. A presidente deu uma entrevista em norueguês. O vídeo abaixo tem uma tradução simultânea para o inglês.

A Revolução de Jasmim é o nome atribuído a uma sére de manifestações de 2010-2011 que levaram à saída do então presidente Zine al-Abidine ben Ali.

O Prêmio Nobel da Paz é tradicionalmente entregue pelo Comitê Nobel na Noruega, e não pela Academia Nobel na Suécia.

Neste ano, 273 candidatos, entre eles 68 organizações e 205 pessoas, pretendiam concorrer a esta condecoração.

Comentando a situação de nenhum representante da Rússia ter sido condecorado com um prêmio Nobel neste ano, o porta-voz do presidente russo, Dmitry Peskov, delarou que a Rússia acompanha o evento e "aplaude que mais participantes russos compitam para o prêmio, para que tenha mais laureados russos".

Porém, trata-se de "um prêmio tão só", segundo Peskov.

No entanto, as Nações Unidas também parabenizaram o Quarteto de Diálogo Nacional Tunisiano. O secretário de imprensa da ONU em Genebra, Ahmad Fowzi, disse:

"Eu felicito o Quarteto. Nós precisamos que a sociedade civil nos ajude a promover o proceso da paz. A Tunísia é um exemplo brilhante disso, sendo o único dos países árabes a conseguir um êxito desde o início das revoluções nessa parte do mundo".

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES