Partilha Nossa Página no Facebook FEIRA DE NUREMBERGA: ANGOLA CONQUISTA PRESTÍGIO NA ALEMANHA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

FEIRA DE NUREMBERGA: ANGOLA CONQUISTA PRESTÍGIO NA ALEMANHA


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 19 OUTUBRO 2015:
Fonte: TPA

A embaixada de Angola na Alemanha confraternizou domingo, em Nuremberga, Alemanha, com a delegação de inventores angolanos que conquistou dez medalhas na Feira Internacional de Ideias, Inovações e Novos Produtos (IENA) 2014.
O ministro conselheiro da representação diplomática angolana, Colense Sebastião de Sousa, que testemunhou a cerimónia de premiação, em representação do embaixador Correia Neto, ofereceu um brinde aos galardoados na casa de Angola em Nuremberga.
Os inventores angolanos conquistaram dez medalhas das quais duas de ouro, cinco de prata e três de bronze, na 66ª edição desta Feira Internacional.
As medalhas de ouro foram conquistadas pelo Centro de Informação de Medicamentos e Toxicologia  (CIMETOX) da Faculdade de Medicina da Universidade Lueji A'Nkonde com o projecto de produção do primeiro soro Antiofídico e a empresa de sistemas informáticos SISTEC, com a sua estação de voto electrónica.
As medalhas de prata foram conquistadas pelos inventores free lancers Inácio Simão e Manuel Henriques Bongo com a mala para carregar telemóveis e outros dispositivos electrónicos e a cadeira de rodas movida por painel solar, respectivamente.
As outras medalhas de prata foram ganhas por Alberto Wapota, com o projecto E-otchoto ou Ondjango electrónico, pelo inventor Valeriano Marcelino, com o projecto sobre sistema de controlo de iluminação pública e o inventor Rouget Fundora, com o jogo tradicional Kiela em formato   computarizado.
Já as medalhas de bronze foram ganhas pelos inventores Marcolino Cangajo, Lufialuiso Sampaio Velho, com projectos como a passadeira electrónica e sistema de emergências médicas. Já a Universidade Agostinho Neto (UAN) foi medalhada na categoria de Universidades.
Os trabalhos angolanos estiveram a concorrer num universo de mais de 700 expositores que representaram 32 países de todos os continentes.
Nesta edição, o país esteve representado com 17 projectos concorrentes, dos quais 16 da área da Macarrónica e um da de Toxicologia.
Angola participou pela sexta vez na feira de IENA, espaço onde até agora conquistou 38  medalhas, dentre as quais seis de ouro, quinze de prata e dezassete de bronze.
A delegação angolana que representou o país em IENA foi composta por técnicos do Minct, inventores/criadores free lancers, bem como da Escola do II Ciclo Comandante Simione Mucune, das Universidades Agostinho Neto, Óscar  Ribas, do Instituto Superior de Tecnologias de Informação e Comunicação e das empresas Inforay Soft System LDA e  Sistec.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES