Partilha Nossa Página no Facebook BIOGRAFIA DE PRÓPRIA LIXA -QUEM ERA PRÓPRIA LIXA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 20 de outubro de 2015

BIOGRAFIA DE PRÓPRIA LIXA -QUEM ERA PRÓPRIA LIXA



POR: AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 20 Outubro 2015:

Stela Fraio Lima, Própria Lixa nas lides do movimento Kuduro, nasceu em 1985 no então município do Rangel, bairro Precol, bem por trás no Instituto de Telecomunicações de Luanda, ITEL na província de Luanda no ano de 1985.

Teve como principais influências a dupla Puto Prata e Noite e Dia assim como Puto Saborosa e Fofandó,  que em princípios do ano 2000 atingiram o sucesso com temas como ´´Quibeixa´´ e ´´Number one eu sou´´. 

A cantora deu os primeiros passos apresentando alguns temas que não foram sucessos em princípios do ano 2000.

Em finais da segunda metade da década de 2000 apresentou o tema que viria a ser um dos maiores sucessos do estilo Kuduro o tema  ´´Sabaló´´, produzido por Dj de Victor que catapultou a cantora para a fama, culminando com o lançamento do disco´´Tremura´´.

Em 2000 afiliou-se à produtora Guetto na companhia de Puto Kappa, seguindo a onda dos kuduristas do Rangel que cantavam em duo.



Com o seu álbum intitulado “Tremura”, no seu percurso pelo mundo da música, Própria Lixa brindou o público angolano com vários sucessos inéditos, de salientar: Sabaló (Tremura), Dança do Zongoló e Udam. 

Própria Lixa participou em vários espectáculos, esteve nos mesmos palcos em que pisaram artistas conceituados do panorama musical angolano, tais como Anselmo Ralph, Big Nelo, Noite e Dia, entre outros.  A cantora tem no mercado os discos “Babula é dela” e “Tremura” e participou no projecto Divas do Kuduro promovido por Dj Kilamú.

Ás 11h do dia 19 de Outubro de 2015 era anunciada a morte de Stela Fraio Lima vítima de complicações associadas ao Bacilo de Koch (tuberculose).

Deixa 2 filhas e irmãos, dois dos quais músicos nomeadamente Limas do Swagg e Kilombadas (Ambos dançarinos e Kuduristas).


Prémios Individuais vencido por Própria Lixa:

Top Rádio Luanda / Kuduro (2011)
Finalista do top dos mais queridos (2010)


Tag: Biografia de Própria Lixa Angola, Própria Lixa an gola Biografia Competa, Vida e Obra de Própria Lixa.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES