Partilha Nossa Página no Facebook ACTIVISTA: LUATY BEIRÃO ´´IKONOKLASTA´´ TRASFERIDO PARA O HOSPITAL EM ESTADO GRAVÍSSIMO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 9 de outubro de 2015

ACTIVISTA: LUATY BEIRÃO ´´IKONOKLASTA´´ TRASFERIDO PARA O HOSPITAL EM ESTADO GRAVÍSSIMO



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 09 Outubro 2015:
DE: VOA

Luaty Beirão é um dos mais constantes críticos ao governo angolano
Após passar os últimos 19 dias em greve de fome, o rapper e ativista angolano Luaty Beirão está tão debilitado que não consegue mais beber água e passou a sofrer desmaios na prisão, segundo amigos ouvidos pela BBC Brasil.
"Ele já não se aguenta em pé, está em estado muito grave", diz Pedro Coquenão, amigo próximo do músico de 33 anos.
Em junho, Beirão e outros 15 jovens foram presos na capital angolana, Luanda, acusados de preparar uma rebelião contra o governo do presidente José Eduardo dos Santos, no poder desde 1979. Eles rejeitam a acusação e se dizem presos políticos.
Uma campanha pela libertação do grupo - conhecido como 15+1 - mobilizou nas últimas semanas vários artistas e escritores de países lusófonos, entre os quais Chico César, Emicida, Lourenço Mutarelli, Mia Couto e José Eduardo Agualusa.
A Anistia Internacional diz que os jovens foram presos por "simplesmente exercerem o seu direito de liberdade de expressão".
Beirão iniciou a greve de fome em setembro, após completar 90 dias na prisão, prazo máximo da legislação angolana para detenções provisórias. O Ministério Público só apresentou uma denúncia formal contra o grupo nesta semana.
Na noite de quinta-feira, amigos e parentes dos ativistas detidos se reuniram para uma vigília em frente à Igreja Sagrada Família, em Luanda. "Luaty, aguenta. És um verdadeiro guerreiro", dizia um dos cartazes portados pelos manifestantes.
Além do músico, integram o grupo de detidos Manuel Nito Alves, Afonso Matias, José Gomes Hata, Hitler Jessia Chiconda, Inocêncio António de Brito, Sedrick Domingos de Carvalho, Albano Evaristo Bingo-Bingo, Fernando António Tomás, Nélson Dibango Mendes dos Santos, Arante Kivuvu Lopes, Nuno Álvaro Dala, Benedito Jeremias, Domingos José da Cruz e Osvaldo Caholo.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES