Partilha Nossa Página no Facebook SUCESSO. ANGOLA É MEMBRO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

SUCESSO. ANGOLA É MEMBRO DO CONSELHO DE SEGURANÇA DA ONU



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 30 Setembro 2015:

A Assembleia Geral das Nações Unidas votou quarta-feira a entrada de Angola (190 votos), Espanha (193), Malásia (187), Nova Zelândia (145) e Venezuela (181) para o Conselho de Segurança, o principal organismo decisório da ONU, conta o El País. Foram necessárias três votações para decidir entre Turquia e Espanha para a última vaga no Conselho. Acabaram por vencer os segundos. A Turquia esteve na luta no início, mas foi perdendo gás: 109 votos na primeira votação, 73 na segunda e 60 na derradeira. Após a votação, num sinal de fair-play, os ministros dos Negócios Estrangeiros turcos e espanhóis, Mevlut Cavusoglu e José Manuel Garca-Margallo, selaram o assunto com um abraço e sorrisos. Estes postos em disputa fazem parte dos dez lugares rotativos que tomam lugar no Conselho de Segurança.

Países que compõem o Conselho de Segurança das Nações Unidas: China, França, Reino Unido, Rússia e Estados Unidos (membros permanentes); Venezuela (substituiu Argentina), Nova Zelândia (Austrália), Chad, Chile, Jordânia, Lituânia, Espanha (Luxemburgo), Nigéria, Angola (Ruanda) e Malásia (Coreia do Sul).
A Espanha recebeu 132 votos na última votação quando necessitava de 128 para confirmar a quinta presença no Conselho de Segurança da ONU. Para Mariano Rajoy, o presidente do Governo espanhol, esta nomeação é uma”excelente notícia” e demonstra a confiança que a comunidade internacional tem no país, disse, citado pela Agência EFE.

A campanha espanhola foi lançada em 2005 pelo Governo de José Luis Zapatero e, posteriormente, assumida por Rajoy. O El País explica que esta vitória não é apenas uma questão de prestígio, mas sim uma alavanca para elevar e relevar o papel do país no panorama mundial. Acordos e conhecimento em primeira mão dos grandes assuntos geoestratégicos são outros argumentos. O reverso da moeda será a tomada de decisão sobre temas fraturantes, que resultará num jogo permanente de equilíbrios diplomáticos.

A Turquia era um dos favoritos ao Conselho de Segurança devido à expectativa de integrar a aliança internacional contra o Estado Islâmico. A favor tinha um numeroso exército e bases militares perto da intervenção dos jihadistas, mas a hesitação em colaborar com os Estados Unidos e aliados poderá ter custado a nomeação. O El País denuncia ainda que o Executivo turco tentou garantir votos através de acordos de cooperação com vários países, mas sem sucesso.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES