Partilha Nossa Página no Facebook NA HOLANDA: PAI ACEITA SEPARAR-SE DA FAMÍLIA PARA EVITAR DEPORTAÇÃO DOS FILHOS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 2 de setembro de 2015

NA HOLANDA: PAI ACEITA SEPARAR-SE DA FAMÍLIA PARA EVITAR DEPORTAÇÃO DOS FILHOS


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 03 Setembro 2015
DR / RA

Os jovens adolescentes angolanos Márcia, de 18 anos, e Gláucio, de 13 anos, já não vão ser deportados para Angola, como o secretário de Estado da Segurança e Justiça holandês, Klaas Dijkhoff, havia decretado porque o pai aceitou separar-se da família e ser ele o único a ser enviado para Angola, de onde saiu há 15 anos para fugir à guerra.

De acordo com o jornal Dutch News,  os adolescentes e a mãe foram libertados do centro de deportação na noite de segunda-feira, depois de o pai ter chegado a acordo com as autoridades. Desta forma, só ele será deportado na sexta-feira, ficando a sua família a residir na Holanda.

Refugiado com a sua família desde o princípio dos anos 2000, o pai, que a imprensa holandesa não identifica, perdeu o estatuto de refugiado depois de as autoridades holandesas terem descoberto que tinha sido soldado durante a guerra civil. Para a lei holandesa, isto faz dele alguém passível de ser acusado de crimes de guerra e, como tal, não é elegível para manter o estatuto de refugiado.

Com isso, os filhos deixaram também de poder recorrer à amnistia para crianças filhas de refugiados integradas na sociedade holandesa, daí a decisão de deportar toda a família para Angola.

A única forma de poder manter as crianças no país onde cresceram, onde estão integradas (Márcia vai entrar este ano para Universidade Erasmus para estudar Direito, Gláucio nasceu na Holanda e não fala português), foi a que o pai elegeu: sacrificar-se. Separando-se da família, aceitando ele voltar a Angola, e deixar a mulher e os filhos para trás.

Tag: Angolanos na Holanda, Angolanos na Europa.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES

DIVULGA-TE AQUI...

DIVULGA-TE AQUI...

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES