Partilha Nossa Página no Facebook ÍNDIA ULTRAPASSARÁ CHINA COMO PAÍS MAIS POPULOSO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 9 de setembro de 2015

ÍNDIA ULTRAPASSARÁ CHINA COMO PAÍS MAIS POPULOSO



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 09 Setembro 2015:

A população em África deverá quadruplicar num século para 4,4 mil milhões de pessoas, enquanto a Índia deve roubar à China a condição de país mais populoso do mundo até 2030, referem projeções de um instituto francês.

"É uma ilusão acreditar que a população mundial vai diminuir, mesmo que haja um declínio da fertilidade. A maioria dos 10 mil milhões de pessoas que vai viver em 2050 já nasceu e muitos estão em idade fértil", disse Gilles Pison, autor do estudo.
Sobre os conflitos e o recente fluxo de refugiados, Gilles Pison estimou que vão ter "consequências transitórias, localmente, mas o seu impacto é baixo na escala demográfica".
"Especialmente porque não se saber quanto tempo os refugiados ficam nos países de acolhimento", salientou.
Para o autor do estudo, uma das grandes mudanças vai ser o "enorme aumento da população em África, que poderá quadruplicar até ao final do século" de 1,2 mil milhões de habitantes em 2015 para 4,4 mil milhões em 2100.
Enquanto hoje um em cada seis pessoas vive em África, no final do século deverá viver uma em cada três.
O aumento deverá ocorrer na África subsaariana, onde a população poderá crescer de 950 milhões em 2015 para quase 4 mil milhões em 2100.
"A fecundidade baixou em África, mas continuar a ser a mais elevada do mundo com 7,6 filhos por mulher no Níger contra uma média de 2,5 no planeta", disse o pesquisador, salientando que a taxa de natalidade mais baixa está em Portugal e na Coreia do Sul com 1,2 filhos por mulher.
O pesquisador disse também que a Índia se vai tornar no país mais populoso do mundo, destronando a China.
"É quase uma certeza", afirmou.
Hoje, a China é o país mais populoso do mundo com 1,4 mil milhões de pessoas, mas a Índia, que atualmente tem 1,3 mil milhões de pessoas.
Segundo o pesquisador, a população na Índia está a crescer mais devido ao aumento da fertilidade, que passou para 2,3 filhos por mulher. Na China, a taxa de fertilidade é de 1,7 filhos.
"A tendência já é clara. Nasceram 28 milhões de crianças na Índia este ano, contra os 17 milhões registados na China. A Índia em breve será o país mais populoso", disse.
Globalmente, a população mundial aumentou sete vezes ao longo dos últimos dois séculos, com três vezes mais nascimento do que mortes.
No entanto, o crescimento da população está a desacelerar. Depois de um pico de mais de 2% há 50 anos, o crescimento diminuiu para metade, e é esperado que continue a cair até à estabilização da população mundial em um século.

O grupo dos países mais populosos (China, Índia, Estados Unidos, Indonésia, Brasil, Paquistão, Nigéria) totaliza 3,85 bilhões de habitantes - mais da metade da população mundial.
Tag: População Mundial 2014, 2015; Qual é a quantidade de População no Mundo. População da China e India, Os Paises Mais populosos do Mundo e Africa.

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES