Partilha Nossa Página no Facebook HÁ VIDA EM MARTE. DESCOBERTO SINAIS DE ÁGUA NO PLANETA VERMELHO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 29 de setembro de 2015

HÁ VIDA EM MARTE. DESCOBERTO SINAIS DE ÁGUA NO PLANETA VERMELHO


AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 29 Setembro 2015:
DR / Observador

A missão da NASA dedicada a estudar a história da água em Marte recolheu dados suficientes que podem indiciar a existência de água líquida no planeta. Mas, para já, são só sais hidratados.


Depois de a agência espacial norte-americana (NASA) anunciar no site que daria uma conferência de imprensa sobre uma descoberta importante em Marte – “NASA anuncia ter resolvido mistério de Marte” –, os órgãos de comunicação social e o público nas redes sociais ficaram em alvoroço. Pensar que podiam ser marcianos era muito pouco realista, já mais plausível seria a descoberta de água. Ainda não foi desta, mas quase, porque para já são apenas sinais. Indícios. Ou seja, a equipa que junta investigadores da NASA, de instituições norte-americanas e de uma francesa encontrou provas indiretas da presença deste líquido essencial à vida no planeta vermelho.



De todos os mundos que já explorámos, a água existe na superfície de apenas um – o nosso. Daí que a descoberta de que possa haver água a correr regularmente em Marte seja tão estonteante”, disse num comentário ao artigo Alan Duffy, investigador no Centro de Astrofísica e Supercomputação da Universidade de Tecnologia de Swinburne, que não fez parte do estudo.

Os resultados da análise dos dados recolhidos pelo Mars Reconnaissance Orbiter – o satélite que orbita Marte desde 2006 para estudar a história da água naquele planeta –, publicados esta segunda-feira na revista Nature Geosciences, mostram que em quatro locais de estudo, onde existem linhas de escorrência recorrentes, foram encontrados sais hidratados, ou seja, sais que têm moléculas de água na sua composição.

“Encontrámos indícios de sais hidratados em todas as quatro localizações nas estações em que as linhas de escorrência são mais extensas, o que sugere que é a fonte de hidratação que está a tornar esta atividade de escorrência periódica”, afirmam os investigadores no artigo. “As nossas descobertas apoiam a hipótese de que as escorrências recorrentes se formam como resultado da atividade de água em Marte atualmente.”



FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES