Partilha Nossa Página no Facebook ALERTA: CALEMAS NA ILHA DE LUANDA JÁ MATARAM 2 PESSOAS ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 30 de setembro de 2015

ALERTA: CALEMAS NA ILHA DE LUANDA JÁ MATARAM 2 PESSOAS



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA,  30 Setembro 2015:

A ´´Sereia´´ da Kianda está furiosa.  As calemas já mataram 2 pessoas neste mês de Outubro na Ilha de Luanda.


O QUE SÃO CALEMAS.

Alterações que ocorrem periodicamente no nível das águas do Mar, causadas pela interferência da força de gravidade, ou seja, com a influência da Lua e Sol, sob o campo gravítico do Planeta Terra, dão lugar as popularmente chamadas de Calemas, de acordo com explicações do Director Técnico do Instituto de Investigação Pesqueira, dadas em exclusivo ao Telejornal da TPA. 

Kossy Luyeye, explicou que, a força que é exercida pela Lua, ou pelo Sol, criam acelerações das massas de água, traduzindo-se nas calemas, com interferência principalmente da Lua, visto que o sol, é um astro muito distante. 

Entretanto, para a previsão de ocorrência de Calemas, é necessária a instalação de um equipamento denominado Mareográfo, que ainda não foi adquirido pelas instâncias do país, para a devida colocação em águas nacionais. 

“Mas a fonte de dados pode ser pela recolha feita todos os dias, ou até mesmo através da Internet, e via satélite, nós temos informações a partir de Portugal, que capta imagens por satélite, ao nível da nossa costa, mas estas informações muitas vezes não reflectem a realidade devido as alterações do clima”, explicou. 

Entretanto, o responsável, não deixou de referir os desastres que as calemas, de grandes alturas podem criar, chegando mesmo a destruir grandes Infra – estruturas ao nível da costa.


Tag: Ilha de Luanda, Sereia da Ilha de Luanda, Calemas na ILha de Luanda. Praias de Luanda


PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES