Partilha Nossa Página no Facebook LIXO ACUMULA-SE NOS BAIRROS DE LUANDA ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 29 de agosto de 2015

LIXO ACUMULA-SE NOS BAIRROS DE LUANDA



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 29 Agosto 2015:

A capital angolana debate-se com a acumulação de lixo nas ruas. Em causa a redução do orçamento atribuído para a recolha do lixo.

A problemática da recolha do lixo na capital angolana, Luanda, está a indignar os seus habitantes. As vias rodoviárias de Luanda com maior incidência nos bairros suburbanos estão inundados de lixo que põe em risco a saúde pública.

O recém-nomeado Governador Provincial de Luanda, Graciano Domingos, começou a implementar um novo modelo de recolha do lixo a 1 de Agosto, mas que não deu resultado positivo até ao momento.



No seu discurso aquando da implementação desse modelo, Graciano Domingos desejava a "todos os que ficarem envolvidos nesse modelo, coragem e criatividade na sua implementação, que quanto a nós constitui a via acertada para uma Luanda limpa, não pelos recursos financeiros disponíveis, mas pelo compromisso da sua população com o asseio e higiene".

"Nesta fase de passagem do modelo centralizado no Governador Provincial de Luanda para um modelo de limpeza municipal desconcentrado, as administrações municipais e de centralidades terão de reforçar e melhorar os serviços de fiscalização, dialogar com os moradores e comissões de moradores, punindo os que colocam em risco o saneamento do meio", frisava na altura Graciano Domingos.

Para além das questões organizativas das empresas de recolha do lixo, as autoridades administrativas de Luanda alegam que a redução do orçamento devido à crise da queda do preço do petróleo, que está a afectar a economia angolana, está a criar dificuldades às empresas de recolha do lixo.

Em 2014 um diagnóstico do Ministério do Ambiente de Angola admitia que em Angola cada cidadão produz diariamente quatro quilos de lixo, enquanto a capital do país tinha uma produção anual de 1,3 milhões de toneladas, admitindo-se que o aumento até 2025 poderá estar na ordem dos 146%.

Tag: Lixo em LUanda, ELISAL não limpa em LUanda, Monte de Lixo em LUnada, O lixo em Angola e sus consequencias.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES