Carme Chacón tinha problemas cardíacos
A primeira mulher a assumir a pasta da Defesa em Espanha, a socialista Carme Chacón, morreu este domingo, em Madrid, aos 46 anos, noticia a imprensa espanhola.
Chacón tinha problemas cardíacos. "Tenho 35 pusações por minuto e o coração ao contrário", descrevera em 2015 em entrevista ao La Vanguardia.
Segundo o jornal El País, a sua família deixou de a conseguir contactar ontem à noite, ao que vários amigos se dirigiram a sua casa para saber se algo se passava. Um médico ainda foi chamado mas, de acordo com fontes policiais, apenas pôde declarar o óbito.
Membro da comissão executiva do PSOE, Carme Chacón foi pela primeira vez eleita deputada, por Barcelona, em 2000.
Foi nomeada para o Governo de José Luis Rodríguez Zapatero, como ministra da Habitação, em 2007, tendo no ano seguinte assumido a pasta da Defesa, tornando-se assim a primeira mulher a ter este cargo em Espanha.
Em 2012, apresentou-se ao 38.º Congresso do PSOE, que decorreu em Sevilha, como candidata a secretária-geral do partido, tendo perdido para Alfredo Pérez Rubalcaba.
Manteve-se nos órgãos dirigentes dos socialistas espanhóis, tendo sido eleita secretária para as relações internacionais em 2014, cargo que ocupou até ao ano passado.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...