Partilha Nossa Página no Facebook Angola esquece dólar e faz transações com EURO ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 21 de fevereiro de 2017

Angola esquece dólar e faz transações com EURO



Os tradicionais operações em dólares norte-americanos deixaram de ser feitas pelos bancos angolanos, em consequência da retirada dos bancos correspondentes internacionais que injectavam a moeda americana aos bancos parceiros no país.

Neste momento Angola não está a fazer operações em dólares, declarou, em Paris (França), o governador do Banco Nacional de Angola (BNA), Valter Filipe, quando fazia o rescaldo da visita de trabalho à quarta maior economia da Europa.

Segundo Valter Filipe, as únicas entidades que ainda privilegiam Angola nas operações cambiais são as europeias, por via do Euro.

"Precisamos informar as autoridades europeias sobre o trabalho que está a ser feito no sistema financeiro angolano", afirmou. Trata-se da adequação do sistema financeiro às normas e às boas práticas internacionais.

Tudo para evitar que as autoridades europeias tomem decisões sobre a manutenção da disponibilização do Euro, ou não a Angola, sem terem uma percepção real do que está a ser feito.

Sobre os encontros mantidos em França referiu-se a reunião com o Grupo de Acção Financeira Internacional (GAFI), instituição que considerou a diplomacia financeira realizada pelo BNA e a adequação do sistema financeiro interno às normas internacionais, um modelo para outros países.

O governador Valter Filipe alertou para a necessidade de Angola continuar a fazer o seu trabalho, não obstante ter sido retirada da lista cinzenta do GAFI.

A convicção com que saímos dos contactos mantidos em França é que há uma grande vontade de ajudar o país, daí a importância de o trabalho em curso ser concluído, afirmou.

Disse ser importante fortalecer a relação com os parceiros internacionais, porque a economia angolana precisa de crédito para as pessoas, habitação, crédito automóvel, ao consumo, bem como para as pequenas e médias empresas.

Mas só existe crédito, prosseguiu o governador, se existir no sistema financeiro angolano bancos comerciais que tenham liquidez, robustez, credibilidade e a confiança dos parceiros internacionais.

Considerou fundamental o trabalho realizado pela delegação angolana em Paris, pois "precisamos criar condições para que o combate à pobreza e à exclusão social e financeira seja feito com o aumento do financiamento e do crédito à economia".

Manifestou a convicção que o financiamento pode vir  da Europa. Bastará que o país crie condições para o efeito.

Valter Filipe chegou a Paris quarta-feira (15) em frente de uma delegação angolana que manteve vários encontros de trabalho com instituições do sistema financeiro francês e apresentou os avanços na gestão do Banco Central e as reformas que o sector bancário está a imprimir.

O desafio da comitiva chefiada pelo governador Valter Filipe foi o de restabelecer a confiança dos parceiros franceses no sistema bancário nacional, para permitir que Angola faça parte da lista da equivalência da supervisão bancária com o Banco Central Europeu (BCE).

Ao fazer parte da lista de equivalência, a banca angolana vai deixar de depender exclusivamente do BNA para ter acesso a cambiais, como acontece actualmente.

Tag: Dolar angola, angola USD, moeda angola Kwanza.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES