A província de Luanda realiza, no dia 20 deste mês, uma campanha anti-rábica animal, durante a qual se prevê vacinar 300 mil animais de estimação, entre cães, gatos e macacos.
A campanha vai decorrer até ao dia três de Fevereiro, disse ontem à Angop o director municipal de Cacuaco da Agricultura, Pecuária e Pescas, que informou ter a raiva causado a morte a 113 pessoas, desde Janeiro a Novembro do ano passado.
José Castro salientou que, entre os óbitos, estão 24 registados no município de Cacuaco, onde morreram mais crianças por raiva.
O responsável alertou para os riscos que as crianças correm quando brincam com cães desconhecidos e pediu aos donos que coloquem coleiras aos seus animais de estimação.
A província de Luanda preparou 340 mil doses para a campanha de vacinação animal, devendo o município de Cacuaco dispor de 36 equipas, que vão ser integradas por 136 brigadistas. Cacuaco prevê vacinar 32 mil animais.
A raiva é uma doença infecciosa, que afecta os mamíferos e é causada por um vírus que se instala e multiplica primeiro nos nervos periféricos e depois no sistema nervoso central e dali para as glândulas salivares, de onde se multiplica e propaga. Por ocorrer em animais e também afectar o ser humano, é considerada uma zoonose.
A transmissão dá-se do animal infectado para o sadio através do contacto da saliva por mordedura, lambida em feridas abertas, mucosas ou arranhões.
A raiva nas áreas urbanas tem como principal agente o cão, seguido pelo gato. Já em zonas silvestres, dá-se principalmente por lobos, raposas e morcegos hematófagos.
Mesmo sendo controlada nos animais domésticos em várias partes do mundo, a saúde pública suporta uma grande despesa para o seu controlo e vigilância, mesmo nos locais onde é considerada erradicada ou sob controlo, já que é uma doença fatal em todos os casos que evoluem para a manifestação dos sintomas.
Tag: Vacina contra a raiva, animais de angola.
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...