quarta-feira, 4 de novembro de 2015

ANGOLA: CHINESES VÃO GERIR NOVO AEROPORTODE LUANDA DUARANTE 25 OU 30 ANOS



AUGUSTO CAMPOS | LUANDA, 04 Novembro 2015:
Fonte: Ango noticias

O novo Aeroporto Internacional de Luanda, que está a ser construído na localidade do Bom Jesus, poderá ser gerido por empresas chinesas durante 25 anos em regime de concessão.

Segundo informações obtidas pelo Novo Jornal, o processo de negociação prevê que a gestão, organização e prestação de serviços auxiliares sejam entregues à empresa chinesa CIF Aeroporto Construction.

No entanto, a Emirates poderá ter uma palavra a dizer na gestão daquele que será o maior aeroporto de África, segundo responsáveis pelo projecto. De acordo com fontes ligadas ao Ministério dos Transportes, a parceria entre a TAAG e a companhia dos Emirados Árabes Unidos já foi feita a pensar na rentabilização do novo aeroporto internacional de Luanda. "Pouco se sabe sobre quem vai gerir este aeroporto. Fala-se dos chineses com base no acordo de construção e agora também se fala da possibilidade da Emirates entrar. Ainda não se sabe em que condições", disseram as fontes.
Independentemente das incertezas quanto à sua gestão, o novo aeroporto vai ganhando forma, com previsão de entrada em funcionamento no primeiro trimestre de 2017, fazendo fé nas palavras do ministro dos Transportes, Augusto da Silva Tomás, esta semana durante a segunda visita do ano do presidente José Eduardo dos Santos ao novo aeroporto, apesar da pouca informação do valor deste investimento.
Durante as visitas já efectuadas, os responsáveis pela edificação do aeroporto têm evitado falar de quanto é que vai custar ao bolso dos cidadãos, independentemente do mesmo ser financiado com dinheiro vindo da China.
No entanto, de acordo com o sumário do Despacho Presidencial n.º 46/14, de 02 de Maio, o Contrato Comercial para a construção do novo aeroporto celebrado entre o Ministério dos Transportes e a Empresa China International Fund Limited - CIF foi aprovado no valor de 3.8 mil milhões de dólares.
O mesmo documento "autoriza" o "ministro das Finanças a desmobilizar" mais de 1,5 mil milhões de dólares da Reserva Financeira Estratégica Petrolífera para Infra-Estruturas de Base, "para execução financeira do contrato em 2014".
Acessos ao aeroporto Os acessos ao novo aeroporto internacional de Luanda continuam a dar que falar, apesar do optimismo do ministro dos Transportes. Augusto da Silva Tomás garante que tudo está acautelado e não faz qualquer sentido receber esse empreendimento sem que tenha sido ultrapassada a questão das vias de acesso rodoviário e ferroviário.
De acordo com o titular da pasta dos Transportes, vai ser aproveitada a ligação ferroviária Bungo/ Baía, que será associada a um novo ramal com extensão até ao aeroporto. O plano prevê a construção de seis novas estações ferroviárias multifuncionais, sendo a primeira no Bungo, seguindo-se a da Baía, Musseques, Viana, Capalanca e a última dentro do próprio aeroporto.
Algumas destas estações estarão em condições de prestar serviços pré-embarque, para maior comodidade dos futuros passageiros. Quanto aos acessos rodoviários, duas hipóteses estão a ser analisadas. Uma que vai ligar a avenida Deolinda Rodrigues ao novo aeroporto e outra que sai da via expresso.
Por dentro do "gigante"
O novo aeroporto internacional e Luanda contempla um terminal com 160 mil metros quadrados, com capacidade para movimentar 15 milhões de passageiros/ano e ainda um terminal de mercadorias de 6,2 mil metros quadrados que permitirá escoar 35 mil toneladas por ano.
O novo aeroporto internacional está implantado numa área de 1.324 hectares e terá duas pistas duplas com capacidade de aterragem do maior avião comercial do mundo, o Airbus A380. A pista norte do aeroporto terá 4.200 metros de comprimento, a pista sul, 3.800 metros de comprimento, ambas com 60 metros de largura cada.

Tag: Angola, Aeroportos, Inauguração do Novo aeroporto de Luanda Angola.

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