AUGUSTO CAMPOS | LUANDA: A Hyundai Motor Company adquiriu 51% da marca Kia num comunicado divulgado recentemente.
A sul-coreana e sua subsidiária disseram nesta segunda-feira que estão a caminho de vender mais de 7,5
milhões de veículos globalmente neste ano, volume superior à meta de
7,41 milhões de veículos, depois que o aumento das vendas no exterior
compensou a fraca demanda doméstica.
Hyundai e Kia, que ocupam a quinta posição no ranking global de vendas
de veículos, esperam um ano difícil em 2014 enquanto montadoras
japonesas e europeias devem acelerar a competição e os mercados da China
e dos Estados Unidos enfrentam crescimento mais moderado.
A Hyundai e a Kia informaram que viram um crescimento de 6 por cento em
suas vendas globais combinadas, para 6,9 milhões de veículos de janeiro
a novembro deste ano, ante um ano antes. As vendas no exterior
cresceram 8 por cento durante o período, enquanto as vendas na Coreia do
Sul recuaram 3 por cento.
Sólidos aumentos de vendas em mercados emergentes como China e Brasil
compensaram as vendas fracas nos Estados Unidos e na Coreia do Sul, onde
Hyundai e Kia têm ficado atrás dos concorrentes parcialmente devido a
seus modelos mais antigos.
No ano passado, Hyundai e Kia venderam juntas 7,1 milhões de veículos.
OS MAIORES FABRICANTES AUTOMÓVEIS DO MUNDO
A fabricante japonesa Toyota permaneceu pelo segundo ano consecutivo
no primeiro lugar das vendas de automóveis, tendo colocado no mercado
9,98 milhões de veículos em 2013, uma subida de 2% face a 2012. A
empresa diz que em 2014 pode superar a marca dos 10 milhões de veículos
vendidos, algo inédito na história da indústria automóvel.
A gigante com sede em Nagoya (Japão Central)
conseguiu este desempenho através da comercialização de todas as suas
marcas (Toyota, as viaturas mini Daihatsu, o segmento pesado Hino e a
marca de luxo Lexus). Supera por uma pequena margem os seus concorrentes
norte-americanos General Motors (9,7 milhões de veículos vendidos) e a
alemã Volkswagen (9,5 milhões).
O grupo japonês esteve perto de
cruzar o limiar simbólico dos 10 milhões de carros vendidos num ano,
números que ainda nenhum construtor conseguiu alcançar na história
automóvel. A Toyota pretende transpô-lo significativamente em 2014, com
10,32 milhões de viaturas vendidas.
No ano passado, a Toyota
aumentou as suas vendas em 7% nos Estados Unidos (2,24 milhões de
veículos) onde a maioria dos fabricantes beneficiou de uma melhor
conjuntura económica. Esta subida marca um virar de página, depois de a
Toyota se ter visto obrigada a fazer descontos massivos nas vendas de
veículos devido a defeitos técnicos, acontecimento que tinha manchado a
sua reputação no início de 2010.
A Toyota cresceu 9% nas vendas na
China (917.000), conseguindo assim superar as consequências do conflito
diplomático entre a China e o Japão que tem dificultado fortemente as
vendas de fabricantes japoneses no final de 2012 e início de 2013, no
primeiro mercado mundial do sector.
O fabricante de modelos como o
Yaris e Auris também aumentou ligeiramente (1%) as vendas na Europa
(848.000), onde o mercado automóvel continua a sofrer as consequências
da austeridade, enfrentando assim a crise que se vive na zona euro.
Em
2011, a Toyota tinha perdido o primeiro lugar para a General Motors,
devido ao terramoto e ao tsunami de 11 de Março do mesmo ano, no
Nordeste do Japão, que quase paralisou a sua produção.
No início
da crise financeira global de 2008, a marca japonesa já tinha
ultrapassado a General Motors, que monopolizava o mercado há mais de 70
LISTA OS MAIORES FABRICANTES AUTOMÓVEIS DO MUNDO
1º TOYOTA (JAPÃO)-Toyota, Hino, Etc
2º GM (USA) -Chevrolet, Cadillac, Buick, GMC, Etc
3º WOLKSWAGEM (GERMANY)
4º FORD (USA)
5º HYUNDAI (COREA)