Partilha Nossa Página no Facebook Tocha da Paz é acessa em Uanda ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 4 de abril de 2017

Tocha da Paz é acessa em Uanda



O governador provincial de Luanda acendeu no princípio da noite de ontem, no Largo da independência, em Luanda, a Tocha da Paz, actividade inserida nas comemorações do Dia da Paz e da Reconciliação Nacional, que hoje se assinala.

Na presença de antigos combatentes, membros da sociedade civil e estudantes, o governador Higino Carneiro lançou a chama à Tocha que simboliza a paz e a reconciliação entre os angolanos. 
Ao dirigir-se ao público presente, entre membros do governo, vice-governadora, administradores dos distritos urbanos do Rangel e do Neves Bendinha e alunos do Instituto Médio de Economia de Luanda, a vice-presidente da comissão administrativa da cidade de Luanda, Mara Quiosa, felicitou todos angolanos pelos 15 anos de paz. Mara Quiosa considerou o local uma referência histórica do país, porque foi lá que há cerca de 26 anos o Presidente da República acendeu a chama da Paz, depois dos acordos de Bicesse”, disse. Foi igualmente no Largo da Independência que o Fundador da Nação angolana, o Presidente Agostinho Neto, proclamou ao mundo a Independência de Angola.

A vice-presidente da comissão administrativa da cidade de Luanda referiu que a paz é o maior património que Angola tem e que, por este facto, todos cidadãos angolanos, têm a responsabilidade de a preservar. 

Mara Quiosa lembrou que as comemorações vêm reconhecer aqueles que, directa ou indirectamente, contribuíram para que o alcance da paz efectiva fosse uma realidade, destacando a figura do Presidente José Eduardo dos Santos, pelo seu empenho pessoal na liderança do processo, o seu elevado sentido de Estado e por ter colocado sempre o bem-estar dos angolanos em primeiro lugar.

José da Gama, chefe de equipa da Sonagás, encarregado de manter acesa a chama, revelou que a Tocha tem um reservatório de 250 litros, podendo ser reabastecido em cada três meses. Informou que a chama será apagada dentro de uma semana, voltando a ser acesa em vésperas de efemérides nacionais.  

A cidade da Caála, na província do Huambo, acolhe hoje o acto central das comemorações do 15º aniversário do Dia da Paz e Reconciliação Nacional, a ser presidido pelo ministro da Defesa Nacional, João Lourenço, em representação do Presidente da República, José Eduardo dos Santos.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES