Partilha Nossa Página no Facebook Cobalto: Encontrado, em Angola, produto químico para fabricação de smartphone ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 25 de março de 2017

Cobalto: Encontrado, em Angola, produto químico para fabricação de smartphone



A RDC tem uma das maiores reservas de cobalto e coltran. Material usado para fabricação de dispositivos para smarthphone.

A região com cobre e cobalto da Zâmbia e da República Democrática do Congo estende-se até ao território angolano em pelo menos 116 mil quilómetros quadrados, de acordo com o levantamento geofísico feito no âmbito do Plano Nacional de Geologia (Planageo), informou quarta-feira em Luanda o ministro do sector.
Francisco Queiroz, ministro da Geologia e Minas, disse que o Planageo permitiu descobrir o complexo de rochas ornamentais do Cunene com uma área de 45 mil quilómetros quadrados, que abrange as províncias da Huíla e do Cunene e que se estende para o território da Namíbia.
“As anomalias magnéticas detectadas pelo Planageo evidenciam sinais favoráveis de prospecção de minerais metálicos e não-metálicos tais como ferro, diamantes, cobre, manganês, titânio, zinco, chumbo, bauxite e ainda minerais radioactivos e fosfatos”, disse.
O ministro, que falava na cerimónia de proclamação da Associação de Empresas Angolanas de Geociências e de Suporte da Actividade petrolífera (AEAGSAP), disse ainda que, tendo em atenção os resultados obtidos com a realização do Planageo, o governo deu início a uma campanha de atracção de investidores de dimensão mundial.
“Estamos esperançados de que, a médio prazo, esses investidores proporcionem um impacto positivo na alteração da base económica do país”, disse o titular da pasta da Geologia e Minas.
Francisco Queiroz precisou que fundos de investimento mineiro deverão igualmente ser criados tendo em vista a participação activa de empresários angolanos no investimento mineiro, envolvendo também parcerias com investidores estrangeiros.
A execução do Planageo custou ao Estado angolano 40,5 mil milhões de kwanzas (225,8 milhões de euros), tendo a sua execução sido adjudicada ao consórcio formado pela Impulso Industrial Alternativo, Instituto Geológico e Mineiro de Espanha e o Laboratório Nacional de Energia e Geologia de Portugal. 
PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES