Partilha Nossa Página no Facebook Caxito Rega prepara 200 toneladas de banana para enviar a Portugal ~ Canal 82 | Agência de Notícias

quarta-feira, 1 de março de 2017

Caxito Rega prepara 200 toneladas de banana para enviar a Portugal



Depois do primeiro carregamento realizado em Maio, mais empresas agro-alimentares de produção de banana têm no mercado português o destino dos seus excedentes.

No próximo mês, mais de 200 toneladas de banana produzida no Perímetro Irrigado de Caxito vão ser exportadas para Portugal, anunciou ontem o presidente do Conselho da Administração da Caxito Rega. 


João Mpilamosi  disse que este ano foram exportadas 27 toneladas de banana para Portugal, a par de outras 1.200 que são vendidas anualmente para a República do Congo.
O gestor sublinhou que a exportação de banana tem impulsionado a produção e permitido a entrada de divisas no país.

“A banana produzida no Perímetro Irrigado de Caxito é boa e tem aceitação nos mercados externos, principalmente nos países vizinhos de Angola”, disse. O Perímetro Irrigado de Caxito tem uma área de 4.628 hectares e é  destinado à produção de banana e horto-frutícolas.

O grupo angolano Nova Agrolíder iniciou no princípio deste mês a exportação de banana para Portugal, também produzida na província do Bengo, num primeiro lote de 20 toneladas, mas que pode vir a ter um ritmo semanal.

O administrador da empresa, João Macedo, explicou que Portugal passa a ser o segundo país a receber a banana de mesa produzida na fazenda do grupo, depois da República Democrática do Congo (RDC). “Este é um teste, esperamos que corra tudo bem. Depois, poderemos carregar até dez contentores [com 20 toneladas cada] por semana, pois queremos exportar grandes quantidades de banana”, afirmou João Macedo.

A Nova Agrolíder é assim a segunda empresa angolana a anunciar a exportação de banana para Portugal, depois de a fazenda agro-industrial Bacilin, no Culango, província de Benguela, ter exportado em Maio um lote de 17 toneladas, o primeiro carregamento desta fruta de Angola para a Europa em mais de 40 anos.
Com fazendas distribuídas pelas províncias de Luanda, Bengo, Cuanza Sul e outra em projecto na Huíla, o grupo Nova Agrolíder já produz 60.000 toneladas de banana por ano, entre cerca de 150.000 toneladas de frutas, hortícolas e cereais, lançando-se agora em força no mercado de exportação.
“Se este teste para Portugal funcionar, como nós esperamos, temos a seguir países como a Holanda, Alemanha, Inglaterra, França e Itália onde pretendermos lançar o nosso produto, não só bananas, como outros. Estamos a lutar para, no espaço de dois anos, sermos auto-suficientes em divisas, garantidas com estas exportações. Queremos que seja um valor considerável”, justificou o administrador do grupo angolano.

“Já exportamos uma pequena quantidade de banana para a República Democrática do Congo, mas agora queremos apostar mesmo na exportação. Para Portugal, para já, foi só banana e depois teremos outros produtos, como papaia, manga, abacaxi, maracujá, entre outros”, explicou João Macedo, um empresário português radicado em Angola.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES