Partilha Nossa Página no Facebook A Sonangol está com dificuldades porque foi mal gerida - Isabel dos Santos ~ Canal 82 | Agência de Notícias

terça-feira, 14 de março de 2017

A Sonangol está com dificuldades porque foi mal gerida - Isabel dos Santos



A posição surge num comunicado da petrolífera, a que a Lusa teve acesso, referindo-se que, apesar das dificuldades financeiras, a Sonangol vai manter em 2016 a distribuição de um cabaz de Natal aos trabalhadores, mas no qual é também abordada a "situação difícil" da empresa.

"Como todos têm consciência, a conjuntura internacional e a prolongada baixa do preço de petróleo, conjugada com uma política inadequada de investimentos da Sonangol nos últimos anos resultou numa reduzida disponibilidade financeira", lê-se no comunicado.

A administração da Sonangol era liderada desde 2012, até à nomeação de Isabel dos Santos pelo chefe de Estado, por Francisco de Lemos José Maria, que por sua vez sucedeu a Manuel Vicente, eleito então vice-Presidente da República.

"O grupo encontra-se hoje numa situação vulnerável e adversa, marcada  por grandes dificuldades  que obrigam todos na Sonangol a assumir desafios acrescidos", acrescenta o mesmo comunicado.

A construção da Refinaria do Lobito, na província de Benguela, com capacidade para refinar 200.000 barris por dia, é um dos projectos anteriores suspensos por decisão da actual administração.

O Presidente angolano, José Eduardo dos Santos, nomeou a filha, Isabel dos Santos, para o cargo de presidente do conselho de administração da Sonangol e para assumir o processo de reestruturação da petrolífera, tendo a empresária assumido funções em Junho.

Essa nomeação tem vindo a ser contestada publicamente, inclusive com uma providência cautelar que continua por decidir no Tribunal Supremo, alegando os autores que viola a lei da Probidade Pública, e pelos interesses que Isabel dos Santos tem em várias empresas angolanas que trabalham com a Sonangol.

A petrolífera estatal de Angola apresentou uma queda de 34% na receita do ano passado, face a 2014, registando igualmente uma descida dos lucros na ordem dos 45%, atribuíveis principalmente à queda do preço do petróleo.

A receita total da Sonangol em 2015 foi de 2,2 biliões de kwanzas (12,5 mil milhões de euros, à taxa de câmbio actual).

Após tomar posse, em Junho, Isabel dos Santos, explicou que o modelo de reestruturação da Sonangol prevê a criação de uma holding operacional, outra de apoio e serviços logísticos e a função concessionária do sector petrolífero propriamente dito, para "aumentar a rentabilidade, a eficácia a transparência" da empresa.

Angola é actualmente o segundo maior produtor de petróleo em África e a exportação de crude representa mais de 90% da receita fiscal do país, que no entanto caiu para metade desde 2014, devido à quebra na cotação internacional dos produtos petrolíferos.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES