Partilha Nossa Página no Facebook Encerramento da Escola Turca: Colégio Esperança Internacional fecha portas. ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 10 de fevereiro de 2017

Encerramento da Escola Turca: Colégio Esperança Internacional fecha portas.



No ano passado, o presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdoğan solicitou o encerramento do Colégio Esperança Internacional e o repatriamento dos cidadãos turcos. Na informação avançada alegava-se que o presidente Erdoğan fez o pedido de repatriação dos cidadãos do seu país, suspeitos no envolvimento numa tentativa de golpe Estado de 15 de Julho na Turquia.

Uma tentativa de golpe de Estado na Turquia ocorreu em 15 de Julho de 2016, porém fracassou. A investida foi supostamente orquestrada por uma facção pertencente às Forças Armadas Turcas. Entretanto, até hoje, ainda não ficaram claros os motivos da ofensiva militar nem seus principais líderes.

Um extenso expurgo do serviço civil turco começou logo após a tentativa de golpe, sendo que o presidente Erdoğan alertou os seus adversários de que “eles vão pagar um preço alto por isso”. A 20 de Julho de 2016, mais de 45.000 militares, policiais, juízes, governadores e funcionários públicos haviam sido detidos ou suspensos, incluindo 2.700 juízes, 15.000 professores e todos os reitores universitário do país.

As informações apuradas dão conta que no Colégio Esperança Internacional em Luanda, os visados são os 25 docentes do que ministram aulas bilíngues até ao 12° ano. “Os visados não foram notificados mas, segundo fontes dos Serviços de Informação, Luanda parece inclinada a ceder às pressões do Presidente turco Recep Tayyip Erdoğan”, reportou o jornal português, Expresso.

Na quarta-feira, 19 de Outubro, a direcção do Colégio Internacional Esperança comunicou aos alunos que frequentam aquele estabelecimento que poderiam confirmar as suas matrículas para o ano lectivo 2017, demonstrando que estava extinta a ameaça de encerramento que pendeu sobre o colégio.

Sem aviso prévio, nesta sexta-feira, 10.02.2017, o Ministério da Educação  encerrou o Colégio Esperança Internacional, prendendo os seus professores.

Segundo o cidadão angolano, Edson Vieira Dias Neto, que testemunhou o incidente, “a escola tem mais de 5.000 alunos. Já formou mais de 4.000. Tem dos melhores ensinos deste país, chegando a superar a escola Portuguesa”.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES