Partilha Nossa Página no Facebook Angola. Eclipse do sol visto no namibe ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sexta-feira, 24 de fevereiro de 2017

Angola. Eclipse do sol visto no namibe



O eclipse anular do Sol de domingo (26) será observado nas localidades de Lucira e Bentiaba, província do Namibe, às 16h 15m 20.3s, com destaque para o chamado "anel de fogo", por um minuto 09.3 segundos (das 17h 25m 37.9s às 17h 26m 47.2s.) 

O fenómeno, que será observado e estudado por uma equipa integrada por quatro cientistas franceses (já se encontram desde terça-feira última no país), terá início no extremo sul do Oceano Pacífico ao largo da América do Sul, mais precisamente na Patagônia (Chile e Argentina). 

Atravessará o Oceano Atlântico onde atingirá o seu máximo, entrando no continente africano pela província do Namibe entre as localidades de Lucira e Bentiaba. 

A expedição Eclipse Anular do Sol é coordenada pelo angolano astrofísico, professor doutor Jaime Pombo Vilinga, actualmente director do Instituto Superior Técnico Militar (ISTM). 

Após um "espectáculo" de duas horas e nove minutos, nestas localidades do país (Angola), a fase parcial do eclipse terminará às 18h 28m 28s. A linha de centralidade deste Eclipse Anular do Sol atravessará o território angolano do mar ao leste pelas províncias do Namibe, Benguela, Huila, Huambo, Bie, e Moxico. 

Passará pelo parque Nacional da Cameia e no Cazombo, terminando na República Democrática do Congo, próximo da cidade de Lubumbashi, já ao pôr-do-sol. 

Segundo o coordenador da Expedição Eclipse Anular do Sol, Jaime Pombo Vilinga, em declarações à Angop, na grande maioria do território angolano, o fenómeno do dia 26 do corrente mês será observado como um eclipse parcial do Sol. 

Segundo explicações de Jaime Vilinga, um Eclipse Solar Anular acontece quando o disco da Lua cobre o centro do disco solar (vistos a partir da terra), deixando as bordas exteriores do Sol visíveis para formar um "Anel de Fogo" ou simplesmente um anel em torno da Lua devido à localização do satélite natural (Lua) ao longo da sua órbita, conhecida como perigeu que é o local mais distante da Terra. 

O chamado "Anel de Fogo" somente será observado dentro da faixa de centralidade, porém, em todas as outras localidades de abrangência deste eclipse anular, o "espectáculo" será visto como um Eclipse Parcial do Sol, onde o disco da Lua não abre na totalidade o disco solar. 

Os eclipses solares ocorrem apenas quando a Lua está em fase de Lua Nova. A Terra, Lua e o Sol estão perfeitamente alinhados. 

De acordo com Jaime Vilinga, apesar do eclipses anulares não serem tão espectaculares quanto os eclipses totais do Sol, estes servem para realizar várias experiências científicas e é nesse sentido que uma equipa científica do Institut d'Astrophysique de Paris (França) está em Angola. 

Dentre outras experiência, os cientistas franceses vão avaliar a medida exacta do diâmetro solar, tendo em vista a perda e dissipação de matéria do Sol. 

Na província de Benguela, para onde hoje, quarta-feira, a equipa de cientistas franceses se deslocou, serão realizadas, no dia 24, conferências científicas ligadas ao estado e comportamento do Sol, eclipses, procura e caracterização de exoplanetas (planetas que orbitam uma estrela diferente do Sol, quer dizer, pertencem a um sistema planetário distinto ao da terra) com possibilidade de albergar vida alienígena. 

A Expedição organizada pelo ISTM tem o apoio dos ministérios da Defesa, Ciência e Tecnologia, das Telecomunicações e Tecnologias da Informação, do Interior, do Estado Maior General das Forças Armadas Angolanas, dos governos provinciais de Luanda, Namibe, Benguela e Rede Mediatecas de Angola. 

Integram a caravana da Expedição Eclipse Anular do Sol, mais de 10 estudantes militares (Cadetes) do Instituto Superior Técnico Militar, dos cursos de engenharias Mecânica, Construção e Fortificação, Informática, Electrotecnia e Medicina. 

O ISTM, instituição de ensino universitário militar, enquadrado no sub-sistema de ensino superior, foi criado no âmbito do cumprimento da Directiva do Presidente da República e Comandante-em-Chefe das FAA, José Eduardo dos Santos, com o objectivo de formar quadros militares em licenciaturas nas áreas de engenharia e medicina. O processo de formação neste instituto teve o seu início no dia 15 de Maio de 2008. 

A instituição tem a responsabilidade de formar oficiais, nos domínios da técnica e do saber castrense, através de um alto nível de preparação científica e tecnológica.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES