Partilha Nossa Página no Facebook Carnaval 2017: Dezenas de grupos disputam fase provincial ~ Canal 82 | Agência de Notícias

sábado, 28 de janeiro de 2017

Carnaval 2017: Dezenas de grupos disputam fase provincial



Um total de cem grupos carnavalescos, representantes dos onze municípios da província do Huambo, participam na fase provincial do Carnaval, edição 2017, a realiza-se de 25 a 28 do próximo mês de Fevereiro, no largo Saidy Mingas, na cidade do Planalto Central.


A informação foi avançada ontem ao Jornal de Angola pela chefe do departamento da Acção Cultural da Direcção Provincial da Cultura, Victoriana Navimbi, que realçou que pela primeira vez na história carnavalesca da província foram inscritos 103 grupos, sendo 43 colectivos da classe infantil e 60 turmas da classe de adultos, bem como dois  blocos de animação.

Neste momento os grupos prepararam-se para competir nas fases municipais na qual é apurado um grupo de cada classe em cada município para disputar a fase provincial, entre os dias 25 e 28 do próximo mês no largo Saidy Mingas.
Na província do Huambo a disputa ao lugares cimeiros do Entrudo, edição 2017,  começa no dia 26 de Fevereiro com o desfile dos grupos da classe infantil e termina no dia 28, com o desfile da classe de adultos, que inclui também a participação de blocos de animação.
Quanto aos incentivos, Victorina Navimbi sublinhou ser uma preocupação que está a ser cuidada pela direcção da cultura para não faltar e louvou o esforço de algumas empresas que estão apoiar com meio a realização do Carnaval para que a manifestação se realiza sem sobressaltos.
Sem adiantar valores, a chefe de departamento da Acção Cultural apelou os dirigentes dos grupos, no sentido de se prepararem bem, considerando que o Carnaval além de ser competição também é festa. A responsável garantiu que não vai haver alteração no valor dos prémios para os vencedores e os subsídios de participação para os grupos.
Victoriana Navimbi garantiu também que a Direcção Provincial da Cultura está a fazer tudo para que não faltem indumentárias e fantasias, por serem sempre os principais atractivos durante os desfiles.
A edição passada foi conquistada pelo grupo Velha Guarda, seguido do OkutiuKa, na segunda posição, e Samakaka, no terceiro lugar, na classe de adultos, enquanto na classe infantil o vencedor foi o grupo Okutiuka, do município do Huambo. O grupo Deolinda Rodrigues, do município do Mungo, venceu na categoria de dança tradicional. Nessa mesma edição, o primeiro classificado recebeu como prémio de um milhão de kwanzas, o segundo 800 mil kwanzas e o terceiro 600 mil kwanzas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES