Partilha Nossa Página no Facebook Artista Binelde Hyrcan exibe em Londres ~ Canal 82 | Agência de Notícias

domingo, 22 de janeiro de 2017

Artista Binelde Hyrcan exibe em Londres



Binelde Hyrcan está em residência artística na galeria Delfina Foundation, na cidade de Londres, a primeira permanência de um artista plástico angolano no Reino Unido.

Na residência, num dos maiores centros de arte do mundo a decorrer de nove deste mês até cinco de Março, o artista cria, pesquisa e estabelece contactos com artistas e instituições culturais locais, entre os quais museus e galerias.


Binelde Hyrcan não levou arte alguma do seu vasto leque de obras, mas tem consigo a uma base de memória, de intelecto e de experiência adquirida noutros países que o dota de capacidade para criar no local.

O artista angolano divide o espaço de exposições com Ali Miharbi, da Turquia, Anne Ruygt, da Holanda, Giulia Lamoni, Itália/Portugal, Hidemi Nishida, do Japão, Rabbya Naseer, do Paquistão e Tereza Jindrová, da República Checa.

A permanência do artista na galeria Delfina Foundation resulta de um protocolo com o Espaço Luanda Arte (ELA), no qual a casa de cultura da capital angolana deve enviar quatro artistas nacionais em residências.

O artista plástico Pedro Pires, de Malanje, é o segundo representante angolano, sendo que o terceiro e quatro são seleccionados em concursos em 2018 e 2019.

O director do Espaço Luanda Arte disse ao Jornal de Angola que o acordo é uma oportunidade aberta aos artistas interessados em aumentar os seus conhecimentos sobre a arte contemporânea. Dominique Canner referiu que o objectivo é contribuir para que a arte contemporânea angolana atinja outros patamares, sendo que os participantes abandonam a sua área de conforto e ficam imersos numa espiritualidade diferente.

“O contacto é permanente com pessoas com outras ideias e de outras culturas, por isso esse cadeirão de experiências dota os participantes aumentam os seus conhecimentos”.
O promotor cultural espera que a residência artística de Binelde Hyrcan seja o primeiro de muitos casos, em que artistas nacionais possam chamar atenção do empresariado de modos a atingirem outros países do mundo.

A residência tem sido possível devido aos apoios privados em Angola e no Reino Unido pelo Espaço Luanda Arte, por acreditar na importância dessas plataformas para o crescimento do artista e no papel diplomático que a Arte Contemporânea Angolana pode desempenhar na melhoria de relações e actividades entre os dois países.

Binelde Hyrcan  é um artista multidisciplinar que trabalha com pintura, desenho, escultura, cinema, performance e instalação. O seu trabalho muitas vezes aborda o absurdo representado por costumes e atitudes políticas e sociais, em particular, com criticas aos excessos do poder e vaidade humana. Entre os mais representativos trabalhos do artista destaque para a performance “King”, onde ficou sentado em uma gaiola no centro de Mónaco e exigiu que por transeuntes o empurrassem.

O seu recente filme “Cambeck”, é um quadro com quatro rapazes numa praia de Luanda sentados em poços de areia e em papéis de motoristas de uma limusina, na frente, e dois homens ricos nas costas.

PARTILHA NO FACEBOOK COM AMIGOS...

FRASES DE AUGUSTO KENGUE CAMPOS

AUGUSTO KENGUE CAMPOS

DÚVIDAS DA L. PORTUGUESA

LIVRO: O MISTÉRIO DAS RELIGIÕES (BAIXAR)

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

MÚSICO, PROMOVE-TE AQUI

PROMOVA TEU EVENTO AQUI...

ENVIE-NOS NOVIDADES

ENVIE-NOS NOVIDADES